EN | ES

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam nas cidades de Bertioga, Santo André e Vinhedo durante o mês de julho

Publicado em: 16/07/2025 |

Experimento III do grupo N2 Azul, do segundo semestre de 2025, na SP Escola de Teatro. | Foto: Clara Silva.

Com o objetivo de circular a produção de espetáculos resultantes dos processos pedagógicos e criativos realizados na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, a mostra estudantil da Instituição se prepara para percorrer pelo terceiro semestre consecutivo três diferentes cidades do estado de São Paulo, dando a oportunidade do público paulista de vivenciar performances inéditas e conhecer a consagrada proposta de trabalho e ensino da SP Escola de Teatro. 

A missão das viagens é reforçar o compromisso da SP Escola de Teatro de expandir sua atuação para além da capital paulista, promovendo ações educacionais e artísticas que reverberem no Interior e Litoral do estado, ampliando o poder da arte e do teatro em todo o território do Estado de São Paulo.

A Terceira Mostra de Circulação da SP Escola de Teatro inicia em 19 de julho em Bertioga. Depois, em 26 de julho, chega a Vinhedo. Por fim, aterrissa em Santo André, em 29 de julho. As apresentações acontecem com apoio das secretarias municipais de cultura das três cidades.

Participam das apresentações estudantes dos oito cursos técnicos oferecidos pela SP Escola de Teatro e reconhecidos pelo MEC: Atuação, Cenografia & Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Humor, Sonoplastia e Técnicas de Palco.

Além de duas apresentações teatrais gratuitas em cada cidade, haverá horas antes dos espetáculos oficinas gratuitas.

Confira a programação completa: 

Programação

19 de julho – Bertioga

14h – Workshop de atuação com Christian Landi

16h – Apresentações das peças “A Nau dos Insensatos” e “Você Não É Páreo Para Mim” 

Onde: Espaço Cultural Praia – Avenida Tomé de Souza, 528

26 de julho – Vinhedo

14h – Workshop de atuação com Luciana Schwinden

Onde: Espaço Cultural Nex Arte – Av. Independência, 6191

16h – Apresentações das peças “Gondwana Tropical” e “Boca de Zíper” 

Onde: Memorial do Imigrante – Av. dos Imigrantes, 605

29 de julho – Santo André

14h – Workshop de atuação e humor com Chico Vinicius

19h – Apresentações das peças “Divindades em Transe: O Despertar dos Sonhos” e “Alerta: Estado de Pixação” 

Onde: Teatro Conchita de Moraes – Praça Rui Barbosa, 12

Sobre os espetáculos

“A Nau dos Insensatos” 

Sinopse: Os insensatos se colocam no centro do que antes era margem, rompendo os limites entre arte e vida, lembrança e presença em um cortejo que se ergue onde a cidade tenta calar. É Bortejo: rito em movimento, onde corpo e espaço se confundem numa travessia viva. Inspirado na cosmologia Bantu, o espetáculo percorre as quatro grandes estações da existência — nascimento, crescimento, amadurecimento e o que vem depois. 

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Bias (Atuação), Camila Callas (Cenografia e Figurino), Carol Ancoreli (Atuação), Caroline de Moraes (Técnicas de Palco), Daniel Prata (Iluminação), Débora Pereira (Iluminação), Edson Duavy (Dramaturgia e Dramaturgismo), Hércules Guará (Direção), Isabella Miranda (Atuação), Jake (Sonoplastia), Matheus Sena (Atuação), Matteo Dinii (Atuação), Maurício Sasí (Atuação), Milena Rosa (Sonoplastia), Nuria Karnakis (Cenografia e Figurino), P4DL0CK (Técnicas de Palco), Rafael Tadeu (Direção), Sabrina Ferreira (Cenografia e Figurino), Thais Vaz (Dramaturgia e Dramaturgismo), XL (Atuação) e Zé Vitor Braga (Atuação)

“Você Não É Páreo Para Mim”

Sinopse: “Estômago” é um grupo de super-heróis da capital paulistana que não se importa muito com os incêndios que assolam a cidade. Em vez disso, eles se alimentam de ídolos brasileiros reconhecidos nos Estados Unidos para aumentar o nível de seus superpoderes. Após enfrentarem a fome causada pelo desaparecimento do último pedaço do corpo de Walter Salles, o grupo arma uma emboscada para devorar a Big Star Brazil Conzê, recém-premiada com o Misery Awards, um dos prêmios norte-americanos mais cobiçados. No entanto, o que eles não sabem é que um dos integrantes já havia comido a última parte restante do corpo. Resta saber: quem é o herói, o vilão ou a vítima desta história?

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Ana Maria Viegas (Humor), Bruna Souza (Dramaturgismo), Davi Leocadio (Humor), Damaris Belchior (Iluminação), Gal Jr. (Humor), Gabriel Diniz (Técnicas de Palco), Gabriel Mascarenhas (Humor), Índigo (Sonoplastia), Karina Idalire (Humor), Lucas Angelo (Humor), Luiz Antônio (Sonoplastia), Maxwel de Jesus (Iluminação), Mel (Cenografia e Figurino), Marina Atra (Direção), Niki Cavalcante (Cenografia e Figurino), Pablo Thomaz (Direção), Rogério Vieira (Humor), Theo Piazzi (Técnicas de Palco), Thiago Marchetto (Dramaturgia), Walmério (Iluminação), Yas Santos (Cenografia e Figurino)

“Gondwana Tropical” 

Sinopse: Que som é esse que vem de longe? Alguém sabe? Alguém viu? É um estado! É uma presença, coletiva, em imanência. Bota Fé? Bota? Início Meio Início. Façam suas apostas. Na alvorada de um novo tempo, surgem. Para manifestejar, a existência de um novo, já antigo, que sempre surgirá. Ancestralar. 

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Ama Tu (Sonoplastia), Bia Souza (Cenografia e Figurino), Cristiano Roncari (Dramaturgia), Dante Preto dos Santos (Atuação), Diego Henrique da Cunha (Atuação), Evelen Castro Sidrim (Iluminação), Felipe Augusto de Carvalho (Iluminação), Gonzalo Michel Dorado (Técnicas de Palco), Guilherme Souza Gonçalves (Sonoplastia), João Pedro Celli (Atuação), Letícia Neumitz (Técnicas de Palco), Lia Kilsztajn (Atuação), Lorena Ferreira (Direção), Lucas Bueno (Dramaturgia), Lucas Sodré (Direção), Matheus Rodelli (Cenografia e Figurino), Maria Ó (Sonoplastia), Miguel Menezzes (Atuação), Paola Izabel Peres (Atuação), Preta Su (Atuação), Raphael dos S. Gonçalves (Cenografia e Figurino), Tati Garcez (Técnicas de Palco) e Umamba Shaba (Atuação).

“Boca de Zíper” 

Sinopse: Uma grande empresa multinacional se utiliza de rasos discursos progressistas para explorar seus funcionários no ambiente de trabalho. Durante o Carnaval, os trabalhadores dessa empresa de confecção de zíperes são obrigados a abdicar de sua folga no feriado prolongado para trabalhar em uma festa de aniversário da empresa. Uma visita estrangeira chega para participar dessa festa, com um plano para mudar o cargo de chefia dessa empresa na filial brasileira. Enquanto o CEO tenta tirar o presidente do poder, os trabalhadores se organizam para recuperar o seu Carnaval. 

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Agatha Gabriela E Silva (Dramaturgia), Anderson Reis da Silva (Cenografia e Figurino), Augusto Gomes Milaré Werneck (Sonoplastia), Bianca Lopes Ramos (Técnicas de Palco), Débora Astolfo de Lima (Atuação), Gabriel Alves Oliveira (Direção), Guide Durand Amaro da Silva (Atuação), Isabel Violante Mendez de Mattos (Iluminação), Julia Brito Ferreira (Atuação), Luciana da Conceição (Atuação), Nicole Ravanholi Marim (Direção), Nina Moraes (Cenografia e Figurino), Rafael Lincoln Océa de Menezes Veras (Cenografia e Figurino), Raíssa Simeão da Silva (Dramaturgia), Sergio Gabriel Carvalho Reis (Atuação), Sofia Santoro Santos (Iluminação), Tayla de Barros Silva (Técnicas de Palco), Thamires Cristina da Silva (Atuação) e Thiago de Oliveira Santos (Atuação).

“Divindades em Transe: O Despertar dos Sonhos” 

Sinopse: Em um país onde é comum a interrupção e o afastamento dos sonhos, as divindades conduzem e convidam o público a relembrar seu direito de sonhar. Adentrando num ritual que costura sagrado e humano, a experiência se desenrola em camadas oníricas e reais, onde tais sonhos vão de desejos inalcançáveis para uma ação de reflorestar a nossa realidade. 

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Ana Bastos (Dramaturgia), Ana Machado (Dramaturgia), Andressa Andreatto (Direção), Beth Toledo (Atuação), Cesar Couto (Cenografia e Figurino), Delaris Antunes (Iluminação), Filipe Batista (Iluminação), Gabi Bezerra (Atuação), Glaucia Marina (Dramaturgia), Hebert Gonçalves (Atuação), Henrique Pinheiro (Cenografia e Figurino), Indy Naíse (Atuação), J. Kyan (Sonoplastia), Laura Felix (Atuação), Letícia Rocha (Iluminação), Mirela Silveira (Técnicas de Palco), Murilo Feijó (Atuação), Murilo Luz (Sonoplastia), Nando Felix (Atuação), Nayara Andrade (Cenografia e Figurino), Rafa Araujo (Atuação), Ricco Nomura (Técnicas de Palco), Sara Zizuino (Cenografia e Figurino) e Victória Deckmann (Direção).

“Alerta: Estado de Pixação” 

Sinopse: Quem ousaria escrever “ABAIXO A PREFEITA EULÁLIA” e “PREFEITA DA ÁGUA SUJA” nas limpas e cinzas paredes da prefeitura de São Leôncio? É a pergunta que se repete na boca da prefeita Eulália Queiroz, do zelador João Dory e dos mais nobres cidadãos da cidade. De um dia pro outro, justamente na data da inauguração do Parque Municipal Histórico Especial de São Leôncio, a cidade amanhece pixada. Para alguns é devastador, para outros é o esperado início da queda da prefeita. Buscando defender a ordem geral e um grande segredo – capaz de cassar seu mandato – a prefeita Eulália Queiroz lidera um esquadrão antipixo para pôr fim às pixações. A cidade fica em estado de alerta. 

NÚCLEO DE CRIAÇÃO: Allycia Machaca (Humor), Barbara Cristina (Humor), Clarissa Roberta (Dramaturgia), Débora Ferreira (Cenografia e Figurino), Douglas Aguirre (Cenografia e Figurino), Elektra Blue (Sonoplastia), Finnick Fernandes (Iluminação), Gabriella Lopes (Humor), Haryane Santos (Cenografia e Figurino), Joyce Luz (Sonoplastia), Karoline Valença (Direção), Larissa Baldissera (Técnicas de Palco), Lucas Lukarelli (Humor), Luísa Tarzia (Dramaturgismo), ⁠Tamires Santino (Técnicas de Palco), Tuane Osaida (Humor) e ⁠Victor ZBarros (Humor).




Relacionadas:

Notícias | 15/ 07/ 2025

SP Escola de Teatro divulga lista de aprovados do processo seletivo 2025/2º semestre

SAIBA MAIS

Notícias | 14/ 07/ 2025

SP Escola de Teatro recebe quatro grupos do Rio Grande do Sul para intercâmbios e residências artísticas

SAIBA MAIS

Notícias | 11/ 07/ 2025

Isildinha Baptista Nogueira, Ivam Cabral e coletivo Psicanálise nas Brechas lançam manifesto decolonial e miram a França

SAIBA MAIS