EN | ES

Uma Celebração a Tchecov

Publicado em: 26/07/2012 |

Um dos maiores nomes da literatura e do teatro russos inspirou a montagem de um espetáculo que chega agora ao Brasil, vindo diretamente de outro país europeu, a Suíça. “Donka – Uma Carta a Tchekhov” está em curta temporada em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso, de hoje (26) até domingo (29).

 

“Donka – Uma Carta a Tchekhov” chega ao Brasil pela terceira vez (Foto: Viviana Cangialosi/Divulgação)

 

Mistura de teatro e circo, a peça foi escrita e é dirigida pelo ítalo-suíço Daniele Finzi Pasca, fundador da Finzi Pasca, companhia responsável pela montagem, em parceria com o Tchekhov International Theatre Festival. Clowns, músicos e acrobatas ocupam o palco em uma celebração pelos 150 anos do nascimento de Tchecov.

 

Os artistas em cena se apropriam de tradições do picadeiro para narrar fragmentos da trajetória do escritor, em um poema de imagens, no qual os objetos e os corpos ficam em suspensão. O texto é apresentado todo em português, e esse processo de tradução é feito em cada país que o grupo visita. Há, ainda, duas atrizes brasileiras no elenco: Helena Bittencourt e Beatriz Sayad.

 

“Donka – Uma Carta a Tchekhov” estreou em Moscou, em 2010, e já passou por países como Itália, Espanha, Inglaterra, França, Canadá, Austrália, México, Alemanha, Irlanda, além de várias cidades da América Latina, como Panamá e Montevidéu. No Brasil, ficou em cartaz em 2010, em Belo Horizonte e São Paulo. Em 2011, voltou a ser encenada na capital paulista.

 

Ainda no País, integrantes da montagem vão ministrar oficinas para a Cia. do Teatro de Paraisópolis, em São Paulo, e promover uma troca cultural com a Trupe do Teatro, do AfroReggae, em Vigário Geral, no Rio de Janeiro, a outra cidade onde “Donka” será apresentada.

 

Serviço

“Donka – Uma Carta a Tchekhov”

Quando: De hoje (26) a domingo (29). Quinta e sábado, às 21h; sexta, às 21h30; domingo, às 18h.

Onde: Teatro Sérgio Cardoso

Rua Rui Barbosa, 153 – Consolação

Tel.: (11) 3288-0136

Ingresso: R$ 30

 

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS