Ùga Agú, estudante da SP, conta sua experiência como figurinista do espetáculo Brenda Lee, destaque no prêmio Bibi Ferreira

Publicado em: 30/09/2022 |

Ùga Agú, estudante de cenografia e figurino da SP Escola de Teatro, compõe a premiada equipe de Brenda Lee e o Palácio das Princesas, espetáculo ganhador de três prêmios Bibi Ferreira 2021. O musical é um sucesso de público e crítica e apresenta a história de Brenda Lee, chamada de o “anjo da guarda das travestis”, ativista que fundou a primeira casa de apoio para pessoas com HIV/Aids, do Brasil. Brenda foi dona de uma pensão para travestis que, em sua maioria, sofriam muita violência, mas dentro da casa elas eram acolhidas pela ativista, que lhes ensinou a querer mais da vida.

Segundo Ùga, que entrou no projeto como estagiária do Núcleo Experimental, a oportunidade foi inesquecível, por tudo o que ela representa.

“Com esse espetáculo, nós travestis fomos colocadas em lugar de protagonismo, espaço sempre negado a corpos dissidentes. Tenho certeza que este projeto ainda reverberará muito, pois é um grito de resistência e sobrevivência. Foi meu primeiro trabalho no teatro profissional e a SP tem grande contribuição nessa trajetória”, comenta a artista, que estuda no período da manhã da instituição.

Estudantes de direção e atuação da SP se unem em montagem de microcenas do espetáculo Piscina (sem água), de Mark Ravenhill

Ùga revela como foi o processo de construção do espetáculo, que no início sofreu muito com a pandemia, mas com a melhora dos casos de Covid-19 com o avanço da vacinação, ele pôde finalmente ser encenado presencialmente, conquistando um enorme número de fãs.

“Com a estreia presencial o público se apaixonou pela história de Brenda Lee, uma travesti brasileira que teve sua história inviabilizada pela transfobia e possui fundamental importância na criação de políticas públicas inclusivas na saúde”, ressalta.

Luto: Morre Cacilda, mascote da SP Escola de Teatro há 12 anos

A artista reitera também como é de suma importância a mensagem que o musical passa ao público, com 6 travestis em cena, cantando as vivências diárias boas e tristes e também seus sonhos. A emocionante história conquistou a crítica especializada, que contemplou o projeto em 3 categorias do Prêmio Bibi Ferreira.

Figurino produzido por  Ùga Agú para o espetáculo “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”

“O espetáculo ganhou grande destaque na cena teatral por se tratar de um marco histórico nas artes do palco brasileiras, e foi a primeira vez que travestis ganharam o prêmio como melhores atrizes. Fernanda Maia, que conquistou na categoria Melhor Roteiro Original em Musicais, fez um discurso maravilhoso onde dedicou o feito às travestis do projeto, inclusive a mim. Foi lindo!”, afirma Ùga.

Prêmios Bibi Ferreira para Brenda Lee e o Palácio das Princesas

Revelação em Musicais – Verónica Valentino
Atriz Coadjuvante em Musicais – Marina Mathey
Melhor Roteiro Original em Musicais – Fernanda Maia.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais