Trupe Palhaféricos publica 1ª Edição da PALHAFERIA!, revista com artigos de humor e circo

Publicado em: 23/06/2021 |

A Trupe Palhaféricos, por meio do Programa VAI, lançou na noite da última terça-feira, 22, em uma live no Instagram, a 1ª Edição da PALHAFERIA! – Revista Cênica Digital, que aborda assuntos relacionados às áreas do circo, palhaçaria e produção cultural.

Com egressos da SP Escola de Teatro, Palhaféricos debate palhaços negros

Nesta primeira publicação, são homenageados Benjamin de Oliveira e Maria Eliza, figuras fundamentais para a história do Circo-Teatro no Brasil. Os integrantes da Trupe Palhaféricos, na maioria artistas formados pela SP Escola de Teatro, desenvolveram textos com o intuito de colaborar com o diálogo da democratização e acesso da arte em favelas e comunidades, buscando caminhos possíveis de transformação destes padrões.

O conteúdo conta com a participação especial do jornalista e crítico de teatro Miguel Arcanjo Prado, da cineasta e palhaça Mariana Gabriel, neta da primeira palhaça do Brasil, e também do cordelista e palhaço Assis Coimbra.

A Trupe Palhaféricos

Em 2019, graças ao apoio do Programa VAI, é fundada a Trupe Palhaféricos, um coletivo formado majoritariamente por artistas moradores das periferias de São Paulo com o objetivo de estudar a linguagem do palhaço. Com olhar voltado para os corpos não brancos que marcaram a história da palhaçaria brasileira, tomam como ponto de partida nomes como Benjamin de Oliveira e Maria Eliza Alves dos Reis. A trupe compartilha parte de seu processo de pesquisa, fomentando conhecimento e troca com outros coletivos que se interessem pelas mesmas questões. Fazem parte do coletivo Letícia Tancredo, Jamile Nunes, Matheus França, Humberto Vicente, Rodrigo Alcântara, Hugo Carvalho, Sérgio Marques e William Santana.

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro