Toda Terça Festival, da Cia de teatro Zózima Trupe, promove sessões artísticas em ônibus no centro de São Paulo

Publicado em: 07/04/2022 |

Todas as terças-feiras de abril, maio e junho, às 20h, no Terminal Parque Dom Pedro II (centro de São Paulo) o ônibus da Zózima Trupe será palco de sessões artísticas gratuitas. O grupo organizará apresentações de música e teatro, das quais participarão artistas como Ellen Oléria, Dani Nega, Edu Ribeiro, D’Black e Graça Cunha. Além do evento presencial, o espectador também poderá acompanhar os espetáculos digitalmente via transmissão ao vivo feita pelo Instagram do grupo, os ingressos devem ser reservados pelo site zozimatrupe.com.br.

Estudantes da SP põem em prática o que aprenderam com poéticas de rua nos primeiros experimentos cênicos do semestre; confira!

Uma das propostas do ‘Toda Terça Festival’ é oferecer ao público um respiro em meio ao caos por intermédio de um uso diferenciado do transporte urbano. Em seu depoimento à imprensa, a coordenadora de produção do evento, Tatiane Lustoza, se emociona com a volta presencial das apresentações:

“Estamos muito animados com a nova edição do ‘Toda Terça’, porque juntaremos duas das nossas vocações: abrir as portas do nosso ônibus para receber outros artistas (que têm a possibilidade de experimentar o trabalho que desenvolvemos); e recebemos o público que nos acompanha, muitos deles de trabalhadores que geralmente não tem acesso para ir a um teatro ou assistir um show”.

Nesta retomada presencial, a Biblioteca da SP Escola de Teatro está com novidades; saiba mais!

Em sua 6ª edição, o projeto se divide em três ações: “Vozes Femininas”, “Cantando no Busão” e “Manifesto para Despertar”. Quem integra a primeira ação da programação são artistas mulheres que já têm reconhecimento no cenário musical: Ellen Oléria (12/04), Dani Nega (19/4) e Graça Cunha (26/4).

Já a segunda, ‘Cantando no Busão’, será em maio e propõe um intercâmbio entre estilos musicais, com artistas de cenários diferentes do reggae a MPB, passando pelo rhythm & blues e pelo pop. Estarão presentes D´Black (03/05), Edu Ribeiro (10/05), Rodrigo Régis (17/05), Letícia Soares (24/05) e Juçara Marçal (31/05 a confirmar).

Curso de ‘Produção cultural – O beabá da produção’ prepara estudantes para entrarem no mercado de trabalho

“Manifestos para amanhecer” é a terceira ação do evento, nela acontecerão experimentos cênicos e leituras dramáticas com artistas-pesquisadores da Zózima. Serão três manifestos: Retomada da Festa (07/06), Retomada da Arte (14/06) e Retomada da Cidade (21/06). Neles são propostas formulações ético-poéticas que evocam desde as saudades dos encontros, afetos e abraços até a defesa da democracia e a importância da política feita e vivida no cotidiano. Além disso, serão construídas dramaturgias que resultarão em cenas ou experimentos sonoros.

Seguindo protocolos de segurança devido às sequelas da situação de exceção ocasionada pela pandemia, a Zózima Trupe irá limitar os lugares da plateia no ônibus, portanto os ingressos serão sorteados por meio das redes sociais do grupo. Para participar dos sorteios, os interessados têm que: seguir o perfil @zozimatrupe no Instagram; curtir a imagem oficial do sorteio (publicada sempre com uma semana de antecedência); comentar utilizando a ‘hashtag’ #todaterca e marcando duas pessoas. Aos que não conseguirem os ingressos, todos poderão acompanhar a transmissão ao vivo online no @zozimatrupe.

Em entrevista coletiva no Festival de Curitiba, Ivam Cabral, diretor executivo da SP, fala sobre a revitalização da Praça Roosevelt e destaca o teatro digital

Zózima Trupe

A Zózima Trupe é um grupo de teatro que pesquisa desde 2007 o ônibus urbano como espaço cênico, local de descentralização e democratização do acesso às artes. Desbravar o arcabouço do ônibus como palco e falar diretamente ao trabalhador, aquele que tem o próprio corpo abatido dia a dia pelas insuficiências do transporte coletivo. Com a aquisição de um ônibus próprio, grafitado e adaptado, o grupo criou o projeto “Omnibus para todes”, que tem como proposta a transformação do ônibus em um centro cultural sobre rodas, para atingir novos públicos e servir como plataforma de atividades para toda a cidade. E desde então vem utilizando esse espaço como palco, de descentralização e democratização do acesso às artes. “Desde nossa criação, em 2007, escolhemos desbravar as possibilidades de fazer um teatro do encontro sem fronteiras utilizando o ônibus como espaço cênico, falando diretamente com o trabalhador, que tem o corpo abatido dia a dia pelas insuficiências do transporte coletivo”, conta Anderson Maurício, artista, pesquisador, diretor e co-fundador da Zózima Trupe.

Notícias | 18/ 04/ 2024

“Ausculta Coletiva”, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”

Notícias | 18/ 04/ 2024

Confira como foi o curso de extensão “Dissociação e presença cênica com bambolê”