Técnicas de Palco: Construindo o Teatro

Publicado em: 28/04/2011 |

O curso de Técnicas de Palco oferecido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco é inédito no Brasil. Nem sempre valorizada como deveria ser, a área é essencial para a realização de uma peça. O coordenador do curso é JC Serroni e a formadora é Viviane Ramos.

Em uma das aulas, ministrada por Laura Reis, artista residente de Cenografia e Figurino, que também ministra aulas em Técnicas de Palco, os aprendizes receberam duas tarefas. A primeira delas era analisar, por meio da leitura das plantas, quatro arquiteturas cênicas do Sesc Belenzinho: o teatro italiano, a sala multiuso, o espaço para shows da comedoria e o espaço com piso de vidro que fica sobre a piscina.

“Esses conhecimentos não são muito utilizados atualmente, mas é importante que os aprendizes saibam ler essas plantas e saibam como são construídas essas estruturas”, observa Laura.

Deixando o papel e a caneta um pouco de lado, a outra parte da aula foi dedicada a um projeto da Escola, que vai comprar um container para depósito do lixo, e pretende instalar uma cobertura sobre o local, que fica nos fundos do prédio. Ao visitar o lugar, os aprendizes propuseram ideias para qual seria a melhor forma de construir essa estrutura, enquanto eram ensinados por Laura sobre como manusear uma trena a laser para medir a distância entre as paredes.

Técnicas de Palco | 01/ 12/ 2016

Técnicas de Palco | As maquiagens cênica, de caracterização, de transformação e de efeitos especiais

Técnicas de Palco | 25/ 11/ 2016

Técnicas de Palco | Entrevista com a cenógrafa Giorgia Massetani