Teatro Oficina lança podcast com peças radiofônicas

Publicado em: 25/06/2020 |

Diante do distanciamento social por conta da pandemia do covid-19, diversos grupos teatrais buscaram meios para manter suas atividades online, e a grande maioria optou por peças online. Diante disso, o Teatro Oficina lançou o podcast Rádio Uzona para transmitir peças em formato radiofônico.

Para a estreia do canal, o grupo escolheu o texto “Pra Dar um Fim no Juízo de Deus”, escrita por Antonin Artaud em 1948, e encenada entre 1996 e 1998, e reencenada entre 2014 e 2016, pelo Oficina., com direção de Zé Celso.

A pré-estreia aconteceu no dia 11 de junho, para ouvintes que contribuíram através do ingresso solidário – ação do grupo para manter o espaço físico do teatro. Victor Rosa, estudante de Atuação da SP Escola de Teatro, faz parte do elenco de vozes.

Todos os ensaios aconteceram através de videoconferência, nos quais os atores gravaram os textos e os músicos a trilha sonora, conseguindo assim manter a atividade teatral.

A escolha do texto de Artaud é simbólica para o momento, já que originalmente o texto foi encenado através de uma transmissão de rádio em 1950. Além de “Pra Dar um Fim no Juízo de Deus”, outras produções serão encenadas em formato de áudio.

Ouça e acompanhe o Oficina:

CULTURA EM CASA

Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.

O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).

#culturaemcasa #teatroemcasa

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024