Extensão Cultural / INSCRIçõES ABERTAS

Iniciação à direção de arte para as artes cênicas e visuais

O que é a direção de arte? O que é a cenografia?
Qual o papel e a abrangência da direção de arte e da cenografia nas diferentes linguagens – artes cênicas, shows, eventos culturais e corporativos, exposições, cinema e séries?
Como conceituar e desenvolver um projeto. Suas relações com os diferentes profissionais para seu desenvolvimento e realização.

Orientadora: Bia Junqueira
Inscrições: 9 a 17 de setembro de 2019

circle De 24 de setembro a 12 de novembro de 2019
Terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30
Local: Unidade Roosevelt. Praça Roosevelt, 210, Consolação


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Bia Junqueira é graduada pela UFRJ em Artes Cênicas, obteve sua Maitrîse pela Sorbonne Nouvelle-Paris III. Estudou na École Jacques Lecoq, foi bolsista do CNpq em Paris para desenvolver projeto com supervisão de Richard Peduzzi, no teatro Des Amandiers dirigido por Patrice Chéreau. Trabalhou com Joseph Svoboda e na Ópera de Paris. Representou o Brasil na Quadrienal de Praga em 2015 e 2019, vem sendo premiada por trabalhos no teatro e cinema.

Público
Acima de 18 anos. Interessados em direção de arte e seus desdobramentos. 35 vagas

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo, anexar foto ou composição de composição de espaços significativos (tamanho: até 1Mb) e explicar o porque da escolha.

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 9 a 17 de setembro
Aprovados: 20 de setembro
Matrícula online: 23 de setembro


Teoria e prática do texto dramatúrgico: investigações sobre a tradição da moderna dramaturgia brasileira

A presente oficina tem como objetivo central a pesquisa da linguagem dramatúrgica, mostrando aos alunos que com ferramentas mínimas eles podem transformar-se em produtores de textos teatrais e leitores críticos. Para isso, por meio de exercícios práticos e estudos teóricos, investigaremos os primórdios da nossa tradição dramatúrgica moderna, que data do final dos anos 50, com os integrantes do Teatro de Arena e da Escola de Arte dramática, EAD.

Orientadora: Paula Autran
Inscrições: 9 a 29 de setembro de 2019

circle De 8 de outubro a 17 de dezembro de 2019
Terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30
Local: Unidade Roosevelt. Praça Roosevelt, 210, Consolação


INSCREVA-SE AQUI Seta Seta

Paula Autran é doutora e mestre em artes cênicas pela ECA/USP. Formada em história (USP) e jornalismo (PUC), é escritora e dramaturga com dez livros publicados, entre eles Teoria e Prática do Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena (Dobra Editorial). Integrou o Núcleo de Dramaturgia do CPT, de Antunes Filho e o workshop do Royal Court Theatre. Ministra aulas de dramaturgia no Brasil e em Portugal há 15 anos.

Público
Interessados, a partir de 16 anos. 35 vagas

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 9 a 29 de setembro
Aprovados: 3 de outubro
Matrícula online: 4 de outubro


Introdução ao canto para musicais

O curso tem por objetivo desenvolver e aperfeiçoar nos seus integrantes a percepção auditiva e espacial, a coordenação motora e a expressividade. No canto, serão abordadas questões técnicas básicas como apoio diafragmático e eficiência na projeção vocal, visando tanto o solo como o canto em conjunto. Através de atividades lúdicas, serão desenvolvidos os conceitos básicos musicais através da “corporalização” dos sons. Um repertório musical será proposto para a finalização do curso.

Orientador: Fernando Grecco
Inscrições: 10 a 17 de setembro

circle De 23 de setembro a 2 de outubro de 2019
Segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 22h
Local: Casa do Baixo Augusta (rua da Consolação, esquina com rua Rego Freitas, Centro)


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Fernando Grecco é jornalista e regente formado ECA-USP. Dirigiu vários espetáculos com destaque para “A Linguagem das Flores” e “Os Pecados de Moliére e Joana, a Louca!”. Foi premiado pela Secretaria de Cultura de SP com o texto Vila Moscou. Venceu o Proac da mesma secretaria com “Obi – Somos Todos Negros”. É diretor da Cia. Ópera do Mendigo de teatro e música. É cantor do Teatro Municipal de São Paulo, tendo participado como solista de vários concertos e óperas.

Público
Acima de 18 anos, com alguma experiência na área de música e canto. 30 vagas

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse, breve currículo e enviar video simples de no máximo 1 minuto cantando qualquer música.
Quem não anexar o link de video não será considerado.

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 10 a 17 de setembro
Aprovados: 20 de setembro
Matrícula online: 22 de setembro





 

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign