Teatro Infantil: Formação de Plateia

Publicado em: 30/08/2011 |

Retomar todas as linhas de discussões possíveis para contemplar o ensino de artes cênicas e não se voltar somente para quem está em cima do palco é um dos intuitos da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Desta forma, a Instituição oferece em sua sede, no sábado (3/9), das 9h30 às 11h30, a Mesa de Discussão Teatro Infantil: Formação de Plateia que, gratuita e aberta ao público, vai discutir o papel desse gênero para além do entretenimento infanto-juvenil.

“O teatro infantil é uma realidade com pouco espaço de discussão. A Escola trabalha em torno de todas as áreas do fazer teatral da mesma maneira e sem distinção. Desta forma, aproveitamos para organizar esta mesa que coloca em foco esse tipo de produção”, observa Lúcia Camargo, coordenadora dos cursos de Difusão Cultural.

Carla Candiotto, Mirtes Mesquita, Flávio de Souza, Bete Dorgam e Alexandra Golik (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro/Divulgação)

O dramaturgo Flávio de Souza, conhecido pela criação e roteiros para séries infantis “Cata-vento”, “Lá Vem História”, “Rá-Tim-Bum” e “Mundo da Lua”, veiculadas pela TV Cultura e orientador do curso de Difusão Cultural Laboratório de Dramaturgia Infantil, oferecido pela SP Escola de Teatro, é um dos convidados para a Mesa de Discussão.

Ao lado do dramaturgo, o encontro conta, ainda, com a participação de Bete Dorgam, atriz e formadora-convidada do curso de Humor da SP Escola de Teatro; das diretoras e atrizes, fundadoras da Cia. Le Plat du Jour,  Alexandra Golik e Carla Candiotto, e da pesquisadora e diretora Mirtes Mesquita.

Bete Dorgam é Doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atualmente, é professora de interpretação na Escola de Artes Dramáticas da USP e dirige a Cia. Dramática. Participou de projetos como a criação do Núcleo Ópera de Risco, com o maestro Emiliano Patarra, e de formação de jovens palhaços profissionais na Cia. Doutores da Alegria. Neste ano, venceu o Prêmio Shell de teatro como melhor atriz pelo espetáculo “Casting”.

Mestre em teatro, pela Université de La Sorbonne, Alexandra Golik é atriz e realizou inúmeros espetáculos infantis e adultos. Recebeu prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) por sua atuação em “Peter Pan e Wendy” e, também, o prêmio FEMSA pela adaptação do texto e atuação em “Os Três Porquinhos”. Atualmente, também se dedica ao seu mais novo projeto, o teatro Viradalata. (www.viradalata.com.br)

Durante os 10 anos que morou na Europa estudou Teatro Físico com professores renomados. À frente da direção de espetáculos de Cias de teatro como, Parlapatões Patifes e Paspalhões, La Mínima de Teatro, Cia Circo Mínimo e Pia Fraus Teatro, Carla Candiotto também é atriz e recebeu o prêmio FEMSA pela adaptação do texto e atuação em “Os Três Porquinhos”. Atualmente, além do espetáculos da Cia Le Plat du Jour, estão em cartaz na cidade de São Paulo 6 espetáculos sob sua direção.

Mirtes Mesquita é atriz, diretora e pesquisadora. Encenou espetáculos como “As Histórias de Shantá”, “Canções de Lorca”, “Mãos, Sábias Mãos” e “Alice”. Atualmente, dedica-se ao mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP sobre o tema: “Adaptação da obra Macunaima de Mário de Andrade para Teatro, com o Grupo de Arte Pau Brasil, sob a direção de Antunes Filho, SP, 1978”.

Confira a programação completa do Território Cultural aqui.

Serviço:
Mesa de Discussão “Teatro Infantil: Formação de Plateia”
Quando: Sábado (3/9), das 9h30 às 11h30
Onde: SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco
Avenida Rangel Pestana, 2.401 – Brás
Vagas: 50 (aprendizes da SP Escola de Teatro); e 20 (público externo)

Texto: Renata Forato

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

Uncategorised | 20/ 09/ 2022