Teatro e Administração, por Ricardo Dias

Publicado em: 04/04/2013 |

O sociólogo, filósofo e ator Ricardo Aparecido Dias aguardava seus alunos para a primeira aula, por volta das 10h da última terça-feira (2), quando teve início o curso de Extensão Cultural “Produção Executiva para Teatro (Administração e Marketing)”, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Os alunos se apresentaram, falaram de seus projetos pessoais e contaram suas expectativas em relação ao curso: “Participo de uma companhia de dança, sou bailarino e diretor de uma companhia de teatro. Em ambos os trabalhos, o maior desfalque é essa parte do marketing. Aqui, buscarei  agregar valores. Porque fazer arte pela arte eu já faço, mas, quero me sustentar disso. Preciso saber também como ganhar dinheiro”, conta o aprendiz de Técnicas do Palco, Renato Mendes, 25 anos.

Aprendizes realizando exercício de olhares. (Foto: SP Escola de Teatro/Arquivo)

Depois de todos se conhecerem, o orientador sugeriu exercícios teatrais para que os alunos pudessem ter contatos físicos e de olhares. Dessa forma, descobriram com quem tinham mais afinidades e se dividiram em grupos para trabalharem juntos ao longo das aulas.

O objetivo do curso é familiarizar os aprendizes com os conceitos básicos de Administração Teatral e de Marketing, de modo que eles possam exercer a função de Produtor Executivo em um grupo teatral. As aulas estão organizadas para proporcionar ao aluno uma visão teórica e, sobretudo, prática, a respeito do campo da Administração e do Marketing.

Pausa para a foto grupal. (Foto: SP Escola de Teatro/Arquivo)

Administração de tempo, financeira, do espaço teatral, planejamento estratégico, ações de marketing, estratégias de divulgação e venda serão alguns dos temas abordados ao longo do curso. “Vocês não precisam ter medo, achando que esse conteúdo irá atrapalhá-los no pensar artístico. Temos de afastar essa ideia porque o artista precisa ser o gestor do seu trabalho”, conclui Ricardo Aparecido Dias.

Texto: Giovanna Offer

Uncategorised | 16/ 04/ 2024