EN | ES

Teatro Alemão e As Máscaras Ocidentais na Extensão

Publicado em: 29/06/2012 |

E lá se vai o primeiro semestre de 2012… As férias batem à porta, mas para a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco o período não será de descanso, mas sim de estudo! Hoje (29), foram abertas as inscrições para mais dois cursos gratuitos, promovidos pelo setor: “O Que é Ser Dramaturg e Seu Papel na Encenação do Texto”, com Henry Thorau e “As Máscaras Ocidentais: Dell’Arte, Clown e Bufão”, com Cida Almeida e Sofia Papo.

 

O primeiro será ministrado pelo professor Henry Thorau, da Universidade de Trier, da Alemanha. Entre seus trabalhos, está a tradução, para o alemão, de textos clássicos de dramaturgos brasileiros, como Nelson Rodrigues, Plínio Marcos e Augusto Boal. É autor dos livros “O Teatro do Oprimido na Teoria e na Prática” (1982), “Teatro Político no Brasil” (1990), “O Teatro Invisível” (2012), entre outros. Em seu curso aqui na Escola, Thorau pretende ministrar uma introdução à história do teatro alemão e debater a função do dramaturgista. Assim, serão abordadas as histórias da Berliner Schaubühne (Klaus Michael Grüber, Peter Stein, Botho Strauß); do Berliner Ensemble; os autores Bertolt Brecht, Heiner Müller, Thomas Bernhard, na história no teatro alemão; o assim chamado teatro dos autores e o teatro dos diretores (Rudolf Noelte, Peter Zadek, Jürgen Gosch, Karin Henkel); o teatro coreográfico (Johann Kresnik) versus o Tanztheater (Pina Bausch), e a função do dramaturgista (Produktionsdramaturg). Finalmente, o programa abordará o teatro pós-dramático e espetáculos atuais: Christoph Marthaler, René Pollesch e Herbert Fritsch. O curso será acompanhado por vídeo-material.

Cida Almeida, em ação durante curso de clowns e máscaras, no semestre passado (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

 

Já “As Máscaras Ocidentais: Commedia Dell’Arte, Clown e Bufão” terá como orientadoras a atriz e diretora Cida Almeida, formada pela Escola de Arte Dramática (ECA/USP), especialista  em Treinamento, Conscientização e Preparação Corporal para Atores e diretora da Oficina Cultural Mazzaropi e a atriz, diretora, produtora e arte-educadora Sofia Papo, que também é formada pela Escola de Arte Dramática (ECA/USP), sócia-fundadora do Espaço Cultural Piccolo Studio e integrante do Grupo Clã-Estúdio das Artes Cômicas, da Cooperativa Paulista de Teatro. No programa do curso, uma trajetória de estudo, vivência e análise por meio das três mais significativas linguagens das máscaras teatrais ocidentais: commedia dell’arte, bufão e clown. Essa experiência pretende colaborar com a escolha de uma narrativa pessoal e identidade cênica para o ator.

 

Serviço:

 

“O Que é Ser um Dramaturg e Seu Papel na Encenação do Texto”

Com Henry Thorau

Inscrições: De 29 de junho a 25 de julho

Divulgação e Matrícula Online: 27 a 30 de julho

Período de Aulas: De 2 a 23 de agosto

Quando: De segunda a sexta, das 14h às 17h

Onde: Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro

Praça Roosevelt, 210, Centro

 

“As Máscaras Ocidentais: Dell’Arte, Clown e Bufão”

Com Cida Almeida e Sofia Papo

Inscrições: De 29 de junho a 29 de julho

Divulgação de Matricula Online: Dias 1 e 2 de agosto

Período de Aulas: De 13 de agosto a 17 de setembro

Quando: Às segundas, terças e quartas, das 19h às 22h

Onde: Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro

Praça Roosevelt, 210, Centro.

Ambos os cursos são gratuitos.

 

Texto: Majô Levenstein

 

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS