TBT: Relembre o ator Enrique Diaz na aula inaugural da SP Escola de Teatro em 2011

Publicado em: 13/01/2022

 

 

No TBT desta quinta-feira, 13, o primeiro de 2022, relembramos a vinda do diretor e ator Enrique à SP Escola de Teatro!

Em 2011, o artista prestigiou a instituição em sua aula inaugural, no início do ano letivo, e conversou com os alunos sobre as artes do palco!

Bibi Ferreira, diva do teatro, é homenageada e se torna patrimônio cultural do Rio de Janeiro

Na recepção dos estudantes do módulo azul, há 10 anos, Enrique Diaz compartilhou sobre sua experiência como ator e discursou a respeito da importância de uma instituição que trabalhe nos moldes nos quais a SP atua. A pedagogia da instituição impressionou o artista, que comentou:

“A escola consegue equilibrar uma ideia de estrutura de disciplina e andamento de técnica, com a ideia da criação. O fato dela nascer de uma maneira muito histórica, a partir de uma experiência coletiva de artistas, e ainda dialogando com as pessoas que estão se propondo a aprender algo, é muito significativo.”

“Ferramentas para estar em cena”, oficina presencial e gratuita, acontece terça-feira, 18, com Christoph Morais Fortmann

A SP Escola de Teatro baseia-se em um modelo de ensino inovador que rompe com o regime de subordinação das pedagogias tradicionais; construindo conhecimento de acordo com trabalhos práticos e reflexivos e levando em consideração o ritmo dos estudantes e docentes. Um de seus alicerces é a pedagogia em que “quem ensina aprende ao ensinar; e quem aprende ensina ao aprender”, na qual as relações entre estudantes e docentes pautam-se pela emancipação do artista como investigador e criador. Para além do papel social designado pela escola como instituição, a SP propõe um modelo de ensino no qual artistas formam artistas.

100 anos da semana de 22: Você já ouviu falar dos Choros de Heitor Villa-Lobos?

Enrique Diaz Rocha tem uma prestigiada carreira no teatro e também na televisão; recentemente teve um papel de destaque em Amor de Mãe, novela das 21h da TV Globo. Foi diretor da Cia dos Atores por mais de 20 anos, grupo que concebia o espetáculo teatral a partir da centralização da linha de interpretação dos atores, milimetricamente coreografada, além da pesquisa de possíveis relações entre teatro e vídeo. Recebeu o prêmio Mambembe de teatro infantil por sua atuação em O Dragão Verde, texto e direção de Maria Clara Machado; atuou em espetáculos como Linguagem do Silêncio e Os Melhores Anos de Nossas Vidas, texto e direção de Domingos Oliveira; Woyzeck, de Georg Buchner; A Torre de Babel, de Fernando Arrabal, com direção de Gabriel Villela, entre muitos outros. É irmão do ator Chico Diaz e é casado com Mariana Lima.




Relacionadas:

Notícias | 17/ 01/ 2022

10ª Edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade de travestis e transexuais ocorre a partir do dia 23 de janeiro, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 01/ 2022

Oficina de HQ abre temporada 2022 da Extensão Cultural da SP; confira como foi!

SAIBA MAIS

Notícias | 14/ 01/ 2022

Agenda Cultural: as melhores dicas para o seu fim de semana!

SAIBA MAIS