TBT: Relembre como foi a inauguração da SP Escola de Teatro em 2009

Publicado em: 08/12/2022 |

Sede Brás da SP Escola de Teatro | Foto: Adaap

No último novembro, a SP Escola de Teatro comemorou os 13 anos de sua inauguração. É mais de uma década contribuindo para a formação de artistas do palco.

Seu projeto de criação foi extenso e elaborado com muita cautela, num trabalho que foi desenvolvido de 2005 a 2009 através de uma colaboração entre Ivam Cabral, diretor executivo da Escola, e o governador de São Paulo da época, José Serra. O político observou a importância de ter na capital paulista uma instituição de ensino que ampliasse a capacitação dos profissionais das artes cênicas.

Inauguração SP Escola de Teatro | Foto: Adaap

Em sua inauguração, a Escola já propôs uma grande celebração cultural aberta ao público, com palestras, debates e workshops, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de novembro de 2009, na sede da instituição no Brás.

Patricia Borin, estudante egressa da SP Escola de Teatro, faz produção da Ocupação Brasil 200, evento sobre o bicentenário da independência do Brasil

Na primeira noite das festividades, os convidados puderam conferir a exposição de projetos cenográficos Espaços Teatrais: A Evolução da Arquitetura Cênica na História e sua Interação com o Som e a Luz, de J.C. Serroni, coordenador da área de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro. Além das exposições de importantes fotógrafos de palco nacionais, como Lenise Pinheiro, Bob Sousa e Adalberto Lima, que registraram com perspicácia espetáculos importantes da cena paulista, eternizando-os na memória artística da cidade.

Exposição fotográfica | Foto: Adaap

Os presentes ainda puderam assistir ao documentário SP Escola de Teatro, dirigido por Laerte Késsimos. O evento inaugural também contou com o lançamento da Coleção Primeiras Obras, de peças teatrais (edição da Imprensa Oficial com Satyros Literatura).

Ao decorrer dos outros dias, ocorreram duas palestras diárias, que aconteceram à tarde e à noite e foram ministradas por convidados ilustres. Além disso, foram realizadas leituras dramáticas e espetáculos de grupos teatrais nacionais e internacionais, todos com entrada gratuita.

Zé Celso na aula inaugural | Foto: Adaap

A Escola começou a funcionar provisoriamente no Brás (na Av. Rangel Pestana, 2.401), enquanto não ficava pronta a sede na Praça Roosevelt, e as inscrições do processo seletivo dos estudantes já foram abertas no dia 26 de novembro de 2009. O início das aulas da primeira turma do curso técnico em teatro da instituição se deu no dia 21 de fevereiro de 2010 e contou com a presença de José Celso de Martinez Corrêa, o Zé Celso, um dos principais expoentes da história do teatro nacional, que deu sua “benção” para a SP e se emocionou ao lado dos colaboradores e dos estudantes da Escola.

Ivam Cabral e Marcio Aquiles viajam para Bruxelas para receberem prêmio internacional da ADAAP

A SP Escola de Teatro surgiu como uma iniciativa inédita da Sec. de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo para fomento e incentivo à cultura, setor tão frágil e por vezes secundarizado. Inaugurada em 2010, a Instituição se tornou o maior Centro de Formação das Artes do Palco da América Latina e milhares de artistas foram transformadores em sua passagem pela escola que, gratuita, é também um vetor para diminuir a distância causada pela desigualdade social entre a arte e a população em geral.

Atualmente, a instituição é fonte de inspiração para algumas das mais importantes instituições de ensino do mundo, e o espaço toma como prismas da formação as sensibilidades e as potencialidades artísticas, humanas, críticas e cidadãs. Na SP parte-se da contemporaneidade para a tradição, constitui-se, então, a ideia de um teatro descolonizador. Assim, possibilita-se um trabalho formativo teatral bem diverso e nesse âmbito a Escola tem uma preocupação muito grande com questões de raça, gênero e classe, pautas fundamentais na formação dos estudantes e artistas em um país como o Brasil.

Fotos: Lucas Arantes

Confira a galeria de fotos desses momentos importantes:

Alberto Guzik, Cléo de Páris e Ivam Cabral

Notícias | 26/ 04/ 2024