Tarcísio Gabriel, estudante da SP Escola de Teatro, assina direção do reality show Dinastia Drag, filmado no Pará

Publicado em: 12/01/2023 |

Tarcísio Gabriel | Foto: Divulgação

Tarcísio Gabriel, estudante do curso de Direção da SP Escola de Teatro, é o diretor audiovisual dos seis episódios do projeto Dinastia Drag, filmado em Belém do Pará. O mais novo reality show de Haus de Drag Queens estreia hoje, 12, no canal do Youtube do coletivo NoiteSuja, responsável pela produção do programa.

Idealizado pelas drags paraenses Tristan Soledade e Brigitte Liberté, a produção audiovisual tem patrocínio da Natura, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Pará (Semear). Há mais de 20 anos a empresa brasileira mantém um compromisso com a Amazônia, desenvolvendo negócios e produtos que promovam a economia da floresta em pé, além de fomentar iniciativas de valorização da cultura, da ciência e do conhecimento que integra pessoas, florestas e cidades de forma sustentável.

Paloma Alecrim, estudante da SP Escola de Teatro, é diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); saiba como apoiá-la!

“Eu trabalho com a NoiteSuja há alguns anos e nós sempre produzimos de forma independente, na gambiarra mesmo, essa é a primeira vez que estamos trabalhando com grandes recursos e foi uma felicidade enorme poder contar com o apoio da Natura, uma empresa reconhecida nacionalmente e que acreditou no nosso projeto”, conta Gabriel.

Dinastia Drag | Foto: João Moraes

As gravações dos episódios iniciaram em agosto, com a participação de 16 drags paraenses, no Teatro Estação Gasômetro. O programa promete uma viagem às referências e vivências amazônicas, totalmente conduzidas pela arte drag local em desafios pensados no contexto da região. A premiação será de 10 mil reais e irá coroar a Casa Drag mais icônica na Amazônia, reunindo cinco famílias de artistas LGBTQIAP+ na competição.

“Foi um desafio desde o início porque essa foi a primeira vez que nós estávamos trabalhando com uma equipe grande e precisava pensar em todos os detalhes para que tudo saísse perfeito. Foram quase dois anos dedicados ao projeto, desde a ideia inicial, captação de recursos, finalização até a divulgação e estreia do nosso reality show que é o primeiro programa com Drag Queens do Brasil que traz as Haus, as casas de Drag Queens, da Amazônia pro centro do palco pra brincar, se divertir, jogar e compartilhar suas vivências na comunidade LGBTQIA+”, conclui o estudante.

Confira o passo a passo de como acessar o catálogo virtual da Biblioteca da SP Escola de Teatro

Maruzo Costa, produtor cultural que faz a drag Tristan Soledade e diretor geral do projeto, explica que o reality é mais uma realização do coletivo que vai mostrar artistas paraenses em situações inusitadas, figurinos extravagantes e que representam a cultura do Estado. Os episódios vão mostrar a desenvoltura das participantes na atuação, dança, dublagem, canto e em outras diversas linguagens artísticas.

Lançamento do reality “Dinastia Drag”
no canal do Youtube do coletivo NoiteSuja
Data: 12/01/2022

Sobre o coletivo NoiteSuja
O coletivo “NoiteSuja” iniciou em 2013 em Belém do Pará, idealizado pelos multiartistas Matheus Aguiar e Maruzo Costa, agentes multiplicadores da arte drag e de outros fazeres artísticos da comunidade LGBTQIA+ amazônica. Após quatro anos de experiências em casas noturnas, em 2017 realizaram o “1º Festival NoiteSuja” no Teatro Margarida Schivasappa, pelo Edital Pauta Livre; e em 2019, duas edições do “Atraque: Ato Político-Cultural Contra LGBTIfobia” nos Teatros Gasômetro e Margarida Schivasappa. Já realizaram exposição fotográfica no Casulo Cultural; mostra de vídeos no Sesc Boulevard; encontros em espaços públicos, como Ita Center Park e Praça da República; duas edições do espetáculo “Filhas da NoiteSuja”, pelo Edital Pauta Livre em 2021 e 2022; e mais de quarenta eventos para a comunidade paraense. Em 2021, reuniram 17 artistas no “II Festival NoiteSuja – Identidades Transformadoras”, divulgando arte drag, dança, performance, música e teatro, além de pautar a diversidade e a acessibilidade.

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões