SP Online: aula e bate-papo com Eliana Monteiro e Antonio Duran

Publicado em: 15/12/2014 |

Com a intenção de difundir conhecimento acerca de temas relevantes para a cultura e a arte, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco encerra o SP Online deste ano com dois convidados especiais: a diretora Eliana Monteiro e o ator, diretor e dramaturgista Antonio Duran.

O SP Online funciona da seguinte maneira: a Escola disponibiliza em seu canal do Youtube uma aula, entrevista ou palestra com profissionais de vasta experiência na área artística. Os internautas podem assistir e depois tirar suas dúvidas com o próprio convidado, em um bate-papo online realizado alguns dias após a divulgação do vídeo.

Dessa forma, na próxima quinta-feira (18), às 16h, a dupla participa da conversa virtual no portal da Escola, respondendo questões sobre a aula “Práticas em processos de criação teatral”, ministrada durante o curso de Extensão Cultural que eles orientam na Instituição.

Assista à aula e participe da conversa na quinta-feira para conversar com os artistas.

Antonio e Eliana durante o curso

Os participantes

Eliana Monteiro

Encenadora e orientadora artístico-pedagógica de escolas e grupos de teatro.Integra o grupo Teatro da Vertigem desde 1998, tendo sido responsável pela direção da intervenção pública “A última palavra é a penúltima” e dos espetáculos “Kastelo” e “Mauísmo”; codireção do espetáculo “Bom Retiro 958 metros”; direção de cena e assistência de direção dos espetáculos “O paraíso perdido”, “O Livro de Jó”, “Apocalipse 1,11”, “BR-3”, “História de amor – últimos capítulos”, e as óperas “Dido e Enéas” e “Orfeo ed Euridice”. Destaque para a indicação ao Prêmio Shell de Teatro 2006, na categoria especial, pela direção de cena e logística de apoio à cena do espetáculo “BR-3”.

Desde 2009, coordena o núcleo de encenação do Programa Vocacional da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Atualmente é formadora convidada do curso de Direção da SP Escola de Teatro. Além disso, ministrou oficina para o novo projeto da Trupe Sinhá Zózima e as ações culturais da II Trupe de Choque.

Antonio Duran

Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (FCSCL) e pesquisador dos grupos de pesquisa Cultura e Comunicação na Sociedade do Espetáculo da Faculdade Cásper Líbero, e em Estética Contemporânea na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. No campo das artes é ator, diretor e dramaturgista. Pós-graduado em Fundamentos da Cultura e das Artes pela UNESP/SP.

Participou como dramaturgista e assessor teórico nos últimos projetos de criação do Teatro da Vertigem. (“Bom Retiro 958 metros” – 2012-2013, “Ópera Orfeo ed Eurídice” – 2012, Projeto de residência artística “Vrac/L’escaut” – Bruxelas – 2012, Projeto Cidade Submersa – 2011, peça “Cartas de despejo” – 2011). Integrou o grupo de crítica teatral Arte Crítica. Ator formado pela Escola de Atores do TUCA – PUC/SP. Atuou, entre outras, nas peças “Horácios e Curiácios”, com direção de Francesco Zigrino, “Tchekhov e a Humanidade”, com direção de Antonio Abujamra, e “O fingidor”, com direção de Samir Yazbek.

Como roteirista e dramaturgo, seu texto “Aurora e Alice” foi encenado na Mostra E.L.T. (Escola Livre de Teatro) em dezembro de 2007, e participou, em 2005, como um dos roteiristas do texto “Natália, Nathália” no projeto final de conclusão da disciplina Direção III (CAC/ECA).

Bate-papo online com Eliana Monteiro e Antonio Duran

Tema: “Práticas em processos de criação teatral”

Quando: Quinta-feira (18/12), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br