SP Escola de Teatro abre edital de seleção para a residência artística “Diálogos Caninos”

Publicado em: 09/01/2024 | por: Guilherme Dearo

Atualizado em 24/1:

Selecionados para o projeto Diálogos Caninos

A equipe de curadoria do projeto irá entrar em contato com os selecionados para maiores detalhes da ação e o primeiro cronograma de atividades.

1. Anderson Soares Bernardes
  27. Silvia Dias de Carvalho
  28. Vânia Gomes de Almeida
  29. Welton Florentino Paranhos da Silva

A SP Escola de Teatro abriu hoje (9) edital de seleção para a residência artística “Diálogos Caninos”.

O projeto visa oferecer até 20 vagas para participação no projeto “Diálogos Caninos”, com curadoria de Monina Bonelli (artista e curadora de artes cênicas da Argentina, fundadora do Festival site specific de peças curtas Teatro Bombón, diretora artística e fundadora da área de comunidades do Centro Cultural 25 de Mayo do Governo da cidade de Buenos Aires, vencedora do prêmio Trinidad Guevara de melhor produção para o Teatro Bombón e Melhor Atriz Coadjuvante por Siglo de Oro Trans) e Celso Curi (produtor, gestor cultural, tradutor e jornalista; desde 1968 atua na área cultural; diretor da OFF Produções Culturais; criador e Editor do OFF Guia de Teatro).

Leia o edital completo aqui.

O projeto propõe transformar o centro de São Paulo no palco de uma grande festa performática para humanos e cães. Artistas, pensadores, vizinhos e animais de estimação criarão, juntos, experiências cênicas, instalações efêmeras, espaços de participação para celebrar o vínculo mais antigo da história. Parque Augusta, Praça Roosevelt e Minhocão serão pontos de encontro para tornar visíveis toda a diversidade, todas as faixas etárias, dentro do convívio social sobre o mundo canino nas cidades.

Será um processo de criação colaborativa, em que estudantes e artistas de todas as áreas cênicas (atuação, dramaturgia, cenografia, figurino, iluminação, entre outras) irão desenvolver ideias e processos junto aos curadores/artistas Monina Bonelli e Celso Curi. O período de encontros será de 25 de janeiro a 10 de março.

Um dos destaques da residência artística é que o projeto desenvolvido pelos selecionados estreará em março de 2024 no MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, uma dos mais importantes eventos teatrais do País.

As inscrições devem ser feitas por e-mail, de acordo com as instruções do edital, até 20 de janeiro. O resultado será divulgado em 24 de janeiro.

O critério para seleção será análise de currículo e carta de intenção dos candidatos.

Notícias | 30/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro oferece três cursos na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Notícias | 29/ 04/ 2024

Festival Vórtice abre inscrições, até o dia 3 de maio, para artistas que desejam participar da 3ª edição do evento