EN | ES

SP Escola estreia espetáculo digital sobre Decolonialidade de Gênero e Teatro do Oprimido

Publicado em: 30/06/2021 |

Nesta quinta-feira, 1º de julho, a SP Escola de Teatro estreia o espetáculo digital Agulhas, um processo criativo sobre opressões criadas pela sociedade e os efeitos causados nos cidadãos. O projeto é construído com base no Teatro do Oprimido, mais especificamente no Teatro Imagem e Arco-íris, elaborado por Augusto Boal. As apresentações serão gratuitas e realizadas na plataforma Zoom através da Sympla da SP Escola de Teatro Digital.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: 7 artistas que fazem a diferença com sua diversidade

O espetáculo é proposto e realizado por Katiuska Azambuja, atriz, diretora, arte educadora, produtora, iluminadora e videomaker, além de mestranda em Estudos de Cultura Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação (PPG-ECCO), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com participação ativa na cultura do Estado. A ação é contemplada pelo edital MT Nascentes/Lei Aldir Blanc da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso no segmento teatro.

Livreto ilustrado por artista egresso da SP narra viagem de trem distópica na pandemia

“A concepção artística deste projeto consiste no processo forçado da branquitude e o tecido comunitário rasgado, que a modernidade/colonialidade instaura, resultando em violências e rapinagens contra o feminino/feminizado, sendo urgente a re-existência, a partir da decolonialidade de gênero”, declara a atriz e pesquisadora da Decolonialidade de Gênero e Teatro do Oprimido.

Atividade conjunta
A temporada contará com 15 apresentações online e gratuitas, além de uma oficina gratuita sobre o método utilizado no projeto. Katiuska ministrará uma oficina online de 26 a 30 de julho, às 19h Cuiabá/20h São Paulo, pela plataforma Zoom. Teatro do Oprimido e o conceito de decolonialidade de gênero serão temas de estudo utilizado pela mestranda.

Serviço
Espetáculo online Agulhas
Data: 1º, 02, 03, 04, 09, 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24, 25, 30 e 31 de julho
Horário: 19h horário de Cuiabá / 20h horário de São Paulo
Acesso: gratuito

Oficina Caminhos de Ser Mais
Data: 26 a 30 de julho
Horário: 19h horário de Cuiabá/ 20h horário de São Paulo
Inscrição a partir de 19 de julho
Mais informações: https://www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatrodigital
Acesso: gratuito




Relacionadas:

Notícias | 29/ 03/ 2024

Festival de Curitiba cria Mostra Surda de Teatro com ingressos gratuitos

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo 

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador

SAIBA MAIS