Livreto ilustrado por artista egresso da SP narra viagem de trem distópica na pandemia

Publicado em: 28/06/2021

 

O livreto Morato à Luz, lançado durante uma live no último domingo, 27, reúne dois contos escritos por Amara Hartmann, artista egressa de Cenografia e Figurino da SP, e que foram aprovados em editais de emergência durante a pandemia de Covid-19. O projeto foi ilustrado por Lennin Modesto, também formado em Cenografia e Figurino pela SP, e está disponível para venda através do Instagram.

O microconto “Só Ida” mostra a compra de bilhetes em um trem onde é necessário escolher o “espaço” no qual você vai fazer a viagem. Já o “De Francisco Morato Até a Luz”, fala sobre essa viagem de espaços limitados que a pandemia propôs. Pegando a pandemia e imaginando como seria se não tivéssemos nenhum tipo de cura para a doença, o livreto propõe momentos de reflexão.

Amara fala que a personagem se vê diante de um dilema moral: proteger a si mesma da doença ou ajudar alguém num momento de extrema dificuldade. A questão, mesmo depois de tanto tempo, continua a rondar diversos movimentos sociais que saem às ruas durante manifestações por políticas públicas dignas: proteger a si mesmo ou lutar pelo outro?

“Os contos falam sobre minha volta pra casa durante a pandemia e busca pela identidade do que é ser da região de Francisco Morato e Franco da Rocha, que são cidades dormitório. A ida pra São Paulo faz parte do nosso dia a dia e esse caminho, cheio de paisagens únicas, sempre me fez refletir sobre os momentos da minha vida. A viagem é solitária, mas faz parte da gente. Personifiquei na personagem Samantha questões e reflexões que fazem parte de quem eu sou e de onde eu venho.”, pontua a dramaturga.

Ficha técnica
Texto e produção: Amara Hartmann. Ilustrações e diagramação: Lennin Modesto | Produção: Romã Atômica. Assistente de Produção: Paloma Rodrigues. Assessoria de
imprensa local: Sávio Torres.




Relacionadas:

Notícias | 27/ 01/ 2022

É HOJE! Estudantes do curso técnico em teatro da SP apresentam a Mostra de Experimentos do 2º semestre de 2021

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 01/ 2022

Reabertura do Cine Bijou emociona Patrícia Pillar e Os Satyros em noite de celebração ao cinema nacional; confira!

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 01/ 2022

Christoph Fortmann comemora o sucesso de Marlene Dietrich, Redentor na SP Escola de Teatro; Confira registros exclusivos do evento!

SAIBA MAIS