SP Escola de Teatro sedia leitura e palestra sobre obra de Beckett

Publicado em: 17/10/2012 |

Considerado por muitos como o grande nome do teatro do absurdo, Samuel Beckett escreveu, em 1980, a peça “Ohio Impromptu”, criada a pedido do crítico S. E. Gontarski para um simpósio em Ohio. A obra motivou, recentemente, um projeto idealizado pelo professor, ator e diretor paraense Carlos Alberto da Conceição Teixeira, que agora chega à SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Nesta sexta-feira (19), às 20h, o artista realiza uma leitura cênica, seguida de palestra sobre a obra. A releitura privilegia a essencialidade da palavra, os silêncios, as pausas, o amor em estado de suspensão e o sentido do luto, criando uma partitura a partir do texto. Trata-se de uma homenagem à bailarina, coreógrafa e atriz Renée Gumiel, francesa radicada no Brasil e uma das principais intérpretes-criadoras de Samuel Beckett.

Leitura da peça (Foto: Divulgação)

Já no debate, Teixeira vai analisar aspectos do processo de criação, pesquisa e construção da leitura. O projeto foi aprovado pelo ProAC de difusão da literatura no Estado de São Paulo, em 2011.

Além dos aprendizes, a Escola reservou 20 vagas para o público externo.

Trajetória

Carlos Alberto da Conceição Teixeira é professor universitário, ator e diretor teatral. É graduado em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde também fez especialização em Teoria da Literatura. É Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP).

No Instituto Sedes Sapientie, em São Paulo, fez aperfeiçoamento no método Laban de análise do movimento, concluído em 2008. No mesmo ano, relançou o livro de poesias “Olhos que os Vejo” (2002), na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Além da área teatral, onde participou de montagens dirigidas por nomes como Amir Haddad e Cacá Carvalho, também se destacou com vários prêmios na literatura.

Fundador do Núcleo de Pesquisa em Artes e Cultura: Uirapuru Visível – Cooperativa Paulista de Teatro, atualmente Teixeira dedica-se ao projeto em torno da obra “Ohio Impromptu”, de Samuel Beckett.

Leitura cênica e palestra “Ohio Impromptu”

Quando: Sexta-feira (19/10), às 20h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt