SP Escola de Teatro se despede da aprendiz Iza Barbara, formada em dois Cursos Regulares

Publicado em: 08/09/2016 |

Iza (a terceira da segunda fileira, de cima para baixo, da esquerda para a direita) e sua turma de Iluminação

Cada aprendiz que passa pela SP Escola de Teatro cria uma relação de pertencimento com a Instituição. No início do curso, os ingressantes pintam azulejos que são colocados nas paredes da Escola. Na formatura, o nome dos concluintes é impresso em uma placa que fica exposta na sede Roosevelt.

Iza Alves Barbara — ou Iza de Nina, pelo nome artístico — ia além disso. Participante da primeira turma do Curso Regular de Iluminação, a aprendiz voltou para cursar Cenografia e Figurino. Mesmo depois de formada, fazia visitas constantes à Escola para rever os amigos e colocar os assuntos em dia. Todos que a conheciam, quando a descreviam, usavam sempre uma mesma palavra: doce. Na última quarta-feira, 7 de setembro, Iza se despediu. Vítima de uma queda fatal, deixará saudades a todos.

Testando maquiagem com um colega na antiga sede Brás da SP Escola de Teatro

A formadora do Curso Regular de Cenografia e Figurino, Telumi Helen, lembra-se da aprendiz com carinho. “Iza Bárbara! No silêncio da doçura, observadora, trazia consigo um universo agregador. Festeira, transitória, em busca da concretude do fazer, pelos gostos das viagens, compreensão de culturas. Devagarinho, delicadamente, vinha construindo sua maneira de ser pela expressão como cenógrafa e iluminadora com esmero e alegria. Assim recordamos dos momentos que vivenciamos aqui na SP Escola de Teatro e fora dela.”

Iza, que completaria 31 anos em outubro, era cenógrafa da Auá Cia. de Teatro. Também trabalhava no FabLab Livre São Paulo, laboratório de criatividade, aprendizado e inovação da Prefeitura de São Paulo.

Com carinho, a SP Escola de Teatro se despede de Iza, guardando eternamente a luz que ela irradiava em nossos corações.

Iza sentada, bem abaixo, em comemoração com a turma de Cenografia e Figurino

Notícias | 20/ 07/ 2020

Nota de pesar: O adeus a Lúcia Camargo