SP Escola de Teatro recebe oficinas Unlimited

Publicado em: 09/10/2013 |

Em parceria com o British Council e o Teatro Sérgio Cardoso, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, por meio de seu departamento de Extensão Cultural, oferece as oficinas do projeto Unlimited: Arte sem limites.

Com inscrições abertas a partir de hoje, são quatro oficinas gratuitas com temas voltados à acessibilidade: “Personagens em transição”, com Ramesh Meyyappan; “Narrativas pessoais na criação artística”, com Robert Softley; e “Dança acessível”, com Claire Cunningham; e “Acessiblidade no teatro”, com Amit Sharma. Todas acontecerão na Sede Roosevelt da Instituição.

Claire Cunningham em “Mobile/evolution”

Um dos principais objetivos do Unlimited é promover uma mudança de percepção e atitude em relação ao artista com deficiência por meio de atividades que demonstram a excelência artística em primeiro plano.

Nas oficinas, os artistas compartilham suas experiências, talentos e processos criativos em uma série de atividades dinâmicas para diferentes públicos, de artistas com e sem deficiência a gestores culturais e outros interessados nos temas. Uma oportunidade para artistas, companhias de teatro e dança e instituições em geral que tenham interesse em dialogar com as diversas formas artísticas no que diz respeito à questão da acessibilidade.

A programação do Unlimited: Arte sem limites também leva ao público três performances de renomados artistas britânicos, que encerram a Mostra +Sentidos, no Teatro Sérgio Cardoso. Todas elas contam com recursos de acessibilidade como legendagem, tradução simultânea em libras, audiodescrição e programas em Braille.

O Unlimited, que foi destaque nas Olimpíadas Culturais de Londres, faz parte do Transform, programa do British Council que conecta artistas emergentes e cria intercâmbio entre as artes do Brasil e do Reino Unido e chega a São Paulo na sua segunda edição brasileira – a primeira foi realizada em abril deste ano, no Rio de Janeiro.

Conheça a proposta e data de cada oficina:

“Personagens em transição” Saiba mais

Orientado por Ramesh Meyyappan, o curso vai focar nos aspectos visuais da construção de uma personagem. Os participantes farão uso dos signos da mímica para explorar a construção de múltiplos personagens e as transições de uma personagem para outro através das propriedades dessa técnica. A aula acontece no dia 21 de outubro, das 15h às 18h. As inscrições podem ser feitas até o dia 17.

“Narrativas pessoais na criação artística” Saiba mais

“Qual é a sua história?”. Este workshop, ministrado por Robert Softley, vai levar cada participante a visitar, de forma concisa, o processo de criação do espetáculo “Se estes espasmos pudessem falar”. Independente de ser ou não uma pessoa com deficiência, todos tem as histórias de seus corpos para contar. A aula acontece no dia 23 de outubro, das 15h às 18h. As inscrições podem ser feitas até o dia 20.

“Dança acessível” Saiba mais

Nesta oficina, Claire Cunningham oferece uma abordagem sensível e acessível a todos os corpos com experiência na dança e/ou movimento a partir da experiência da bailarina. Com inscrições até o dia 21, a aula acontece no dia 24 de outubro.

“Acessibilidade no Teatro” Saiba mais

Amit Sharma é ator e diretor teatral. Já atuou na BBC, The National Theatre, Hampstead Theatre, Theatre Royal Stratford East, The Lowry, Tamasha Theatre Company e The Unicorn. Desde 2012, trabalha como diretor do Graeae, liderando o programa artístico da companhia. Graeae é uma premiada companhia de teatro britânica que promove a acessibilidade na arte fomentando uma plataforma para as novas gerações de talento de artistas com deficiência, através da criação de um teatro audacioso e de grande reputação no Reino Unido e internacionalmente. O trabalho do Graeae vai do teatro contemporâneo ao clássico, dos musicais aos espetáculos circenses e integra elencos de artistas com e sem deficiência.

Amit apresentará a filosofia de trabalho desenvolvida pelo Graeae no Reino Unido. A acessibilidade é a essência do trabalho do Graeae, no sentido de definir, evoluir e redesenhar as formas e de como a linguagem de sinais, a audiodescrição, o som, a luz e o filme podem melhorar a experiência teatral. A aula acontece no dia 23 de outubro, das 10h às 13h.

Oficinas Unlimited

Quando: 21, 23 e 24 de outubro

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Centro