SP Escola de Teatro Recebe o Hemispheric Institute

Publicado em: 11/01/2013 |

Com abertura programada para amanhã (12), a partir das 10h, no Sesc Vila Mariana, tem início, em São Paulo, o 8º Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política, promovido pelo Hemispheric Institute, da Universidade de Nova York. O evento, realizado numa parceria entre o instituto americano, o Sesc, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e o Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP, seguirá até 19 de janeiro com peças teatrais nacionais e internacionais, artes visuais (exposições), dança, intervenções urbanas, palestras, mesas redondas, grupos de trabalho e debates acadêmicos com artistas, ativistas e estudantes de vários países das Américas,  além de muita, mas muita performance. Tudo criado e pensado em torno do tema “Cidade/Corpo/Ação – A Política das Paixões nas Américas”. Clique aqui para conferir a programação completa e aqui para baixar o catálogo do evento.

Compostas geralmente por cenas curtas, baseadas em princípios de vanguarda, as tais performances irão se concentrar na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, diariamente, das 21h à 1h, numa programação intitulada “Trasnocheo” e restrita aos participantes do evento, que deverão fazer sua inscrição prévia aqui e, assim, também tomar parte das mesas redondas, palestras e as oficinas do encontro. As inscrições vão até amanhã (12), podem ser feitas online e também na abertura do festival, a partir das 10h, no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – tel. 5080-3000). A participação sai a R$ 200 (inteira); R$ 100 (usuário do Sesc inscrito e dependentes, maiores de 60 anos, estudantes e professores da rede pública), e R$ 50 (trabalhador  no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes).

Ao público geral, estarão abertas para visitação gratuita as exposições e instalações que serão inauguradas no sábado (12), no Sesc Vila Mariana e na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 210 – Consolação – tel. 3775-8600). No Sesc, estarão as obras “Processo de Secagem”, de Oscar Figueroa (Costa Rica); “Complexo do Alemão”, de Paulo Climachauska (Brasil), e “Retrospectiva Viajou Sem Passaporte”, do coletivo Viajou Sem Passaporte (Brasil). Já na SP Escola de Teatro, poderá ser vista a instalação “Ruínas em Construção”, de Ricardo Barcellos (Brasil).

Ainda no sábado (12), no Sesc Vila Mariana, algumas performances abertas ao público, como “Quedas Lentas”, com a americana Abigail Levine, às 11h, na Praça Externa; “Papelada: Departamento de Sonhos, Esperanças e Medos”, com o também americano L.M. Bogard, às 12h, na Praça de Eventos, e “Descarrego”, com a brasileira Andrea Soraes, às 13h30, na Praça de Eventos.

“Quedas Lentas”, com a americana Abigail Levine (Foto: Divulgação)

Esta é a terceira edição do encontro no Brasil – a primeira em São Paulo –, que traz atrações inéditas no País, como os espetáculos “Tightrope/Corda Bamba – Um Ciclo de Canção Teatral para os Esquecidos”, com o grupo canadense 2boys.tv; “The Spoken World/O Mundo Falado”, com o americano Marc Bamuthi Joseph, e “Um Ser Dicho, Para Ser El Nombre/Um Ser Dito, Para Ser o Nome”, com o chileno Gonzalo Rabanal. Há ainda a performance de Maria José Contreras Lorenzini, do Chile, intitulada “Santiasco: Enxerto de Memórias Urbanas/Santiasco: Injerto de Memórias Urbanas”; a de Nicolás Dumit Estévez, da Costa Rica, chamada “Mientras Más Bailo (Pieza Duracional)/Quanto Mais eu Danço (Peça de Longa Duração)”, que tem quatro horas de duração, e a de Regina José Galindo, da Guatemala, “Piedra/Pedra”.

Dentre as atrações nacionais, destaque para as peças “Luis Antonio – Gabriela”, com a Cia. Mungunzá; “Orfeu Mestiço: Uma Hip-Hópera Brasileira”, com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos; “Bom Retiro 958 Metros”, com o Teatro da Vertigem, além das performances “Onde? Ação nº 2”, com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz; “Des_fios”, com a artista Simone Mina, e “Vozes em Trânsito: Fragmentos e Simultaneidades”, com Wânia Storolli.

E, na sexta-feira (18), véspera do encerramento do encontro, intervenções urbanas vão tomar a Praça Roosevelt e outras ruas de São Paulo. Dentre as performances, estão programadas: “Alegria e Elegia: A Unidos da Praça Roosevelt Pede Passagem!”, com a brasileira radicada nos Estados Unidos Carla Melo; “Rebelião das Cadeiras”, com o Colectivo Extremovacio, do México; “Cegos”, com o Desvio Coletivo & Coletivo Pi, do Brasil, e “Modelo de Comportamento”, com a americana Sheryl Oring.

“É com imensa alegria que a SP Escola de Teatro começa o ano recebendo um evento desse porte. Grande e generoso em sua programação, bem como em sua proposta, que é a de pensar o espaço urbano por meio da arte. Estamos muito felizes e ansiosos por esse encontro”, afirma Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.

Sobre o Hemispheric Institute
Fundado em 1998 pelos professores Diana Taylor (Universidade de Nova York), Zeca Ligiéro (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Javier Serna (Universidad Autónoma de Nuevo León, México) e Luis Peirano (Pontifícia Universidade Católica do Peru), o Hemispheric Institute é uma rede multilíngue e interdisciplinar de instituições, artistas, acadêmicos e ativistas políticos nas Américas. Trabalhando na interseção entre a academia, a expressão artística e a política, o Instituto fomenta colaborações que exploram as práticas do corpo – a performance – como veículo para a criação de novos significados e a transmissão de valores culturais, de memória e de identidade.

Seu foco geográfico está nas Américas e os Instituto fomenta a interação entre pessoas interessadas na relação entre performance e política no continente.

Texto: Majô Levenstein

Uncategorised | 16/ 04/ 2024