SP Escola de Teatro promove aula aberta ‘O que é Commedia dell’arte?’

Publicado em: 19/01/2015 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promove, nesta terça (20) e quarta-feira (21), às 20h e 19h, respectivamente, as aulas abertas “O que é Commedia dell’arte?”, ministradas pela Profª Drª Roberta Barn, com entrada gratuita e aberta ao público.

Os encontros acontecem na Sede Marquês da Instituição, como parte do curso “Paixões humanas, uma breve história da comédia ocidental”, orientado por Hugo Coelho, com a proposta de estudar as raízes da comédia no teatro ocidental dos gregos até a commedia dell’arte e suas influências sobre Shakespeare e Molière.

Nas aulas abertas, serão abordados os seguintes assuntos: o nascimento da Commedia dell’arte; o centro da Improvvisa: o trabalho do ator; máscaras e personagens-tipo: representação popular de uma sociedade; as máscaras principais, origens e significados: Arlequim, Doutor, Capitão, Pantalone, Namorados; dramaturgia da Commedia dell’Arte: o canovaccio; pionerismos da Improvvisa: o teatro profissional; as grandes companhias teatrais e o teatro italiano de exportação, as primeiras salas teatrais, as derivações regionais; figuras emblemáticas da Commedia dell’arte.

“Muito mais do que um simples ‘gênero’, a Commedia dell’arte nasceu na Itália e depois se disseminou Europa afora, lançando as bases de uma série de práticas ‘revolucionárias’ à época e que hoje constituem nosso teatro moderno”, comenta Roberta.

Sobre a convidada

Profª Drª Roberta Barn

Italiana radicada no Brasil, Roberta Barni é formada em direção teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Tradutora de autores como, Italo Calvino, Antonio Tabucchi, Angelo Maria Ripellino, Luigi Pirandello, Italo Svevo, Alessandro Baricco e Flaminio Scala.

Mestre em Língua e Literatura Italiana e Doutora em Linguística – Tradutologia (FFLCH-USP), realizou seu pós-doutorado em Teoria Literária e Italianística na Universidade de Bologna. Organizou o volume “A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell’arte”, uma coedição Fapesp-Iluminuras (2003), ainda hoje referência sobre o estudo desse gênero teatral. Na USP também ministra um curso de Pós-Graduação sobre esse tema, intitulado: “As origens do teatro moderno: a Commedia dell’arte”.

Aulas abertas: “O que é Commedia dell’arte?”

Quando: Dias 20/1, às 20h, e 21/1, às 19h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Marquês

Rua Marquês de Itu, 273-285 – Vila Buarque

Grátis