SP Escola de Teatro promove ateliê de escrita física e poética para estudantes do ensino médio do Brás; confira!

Publicado em: 11/05/2022 |

Nas próximas quintas-feiras, 12, 19 e 26 de maio, e 2 de junho, das 14h às 16, a SP Escola de Teatro promove uma oficina de escrita física e poética gratuita para os estudantes de ensino médio da E. E. Padre Anchieta. As aulas serão ministradas pelo artista visual Wander Rodrigues e um dos objetivos é levar os jovens a criar uma narrativa e expressar seus sentimentos, memórias afetivas, histórias e lembranças através do registro em costura.

Biblioteca SP: Saiba mais sobre a obra Torto Arado, livro nacional mais vendido em 2021 e que virará peça de teatro e série na HBO

Além de artista visual, Wander possui especialização em cenotecnia teatral e desenvolve pesquisas sobre máscaras teatrais. Ademais, possui ampla experiência em projetos de ambientação cenográfica, tendo atuado principalmente nas unidades do Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc – SP).

O artista visual Wander Rodrigues

Nomeada “Escrevendo Memórias Afetivas: Ressignificar e contar histórias”, a oficina busca não apenas despertar o lado sensível e poético dos estudantes, mas também propor um espaço de reflexão e reminiscência, incentivando o registro físico dos relatos do período vivido no isolamento social e dos desafios atuais pós-pandemia. Wander afirma que, para as aulas, os participantes utilizarão itens que têm em suas próprias casas:

“Serão tardes de criação! Registro de momentos das nossas vidas. Retalhos e peças de roupas pessoais servirão como pequenos diários para as poéticas e narrativas pessoais. ”

1º encontro do Cineclube SP Alma no Olho emociona participantes com filme premiado sobre vivências trans; confira como foi o evento

O cenotécnico ainda afirma que adotar esta vivência criativa onde a “linha” da imaginação é solta e imprevisível é uma estratégia que torna possível conjugar saberes e a partilha. Assim, permite-se aos participantes da oficina obterem a experiência da criação e do contato com suas emoções e sentidos. A partir disso, os estudantes poderão escrever suas histórias de vida, dialogando com a realidade do espaço em que vivemos, onde experimentos, ensinamos e aprendemos, unindo vida real, imaginária e poética:

“Tal encontro é feito do entrelaçamento entre linha, natureza, cor, movimento, brincadeiras, sentimentos e realidade. ”

Ivam Cabral é empossado em cargo na Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico do Centro Arnaldo Araújo, em Portugal

A parceria entre a SP Escola de Teatro e a Escola Estadual Padre Anchieta é recente, mas tem sido fortalecida por ambas instituições. Em abril deste ano, a unidade Brás da SP recebeu turmas de estudantes da escola vizinha que ficaram encantados com a estrutura do prédio histórico. Na época, a analista pedagógica, Dione Leal, e artistas docentes convidados recepcionaram os jovens, apresentando a exposição Universo Pagu, o anfiteatro, as salas de aula, a Biblioteca e o acervo de Antônio Abujamra. O intercâmbio com a Escola Padre Anchieta se deu por intermédio de Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP, e segundo Dione, esse contato é de suma importância, fundamental para construção de laços que levem os jovens a se interessar mais pela cultura, teatro e pelas artes cênicas.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador