SP Escola de Teatro oferece cursos gratuitos de Atuação e Cenografia e Figurino em Jundiaí

Publicado em: 18/07/2018 |

Cursos, gratuitos, acontecem no Complexo Cultural Fepasa. Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

Nos meses de agosto e setembro, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco realiza dois cursos de extensão cultural gratuitos em Jundiaí, no interior de São Paulo. Em parceria com a prefeitura do município, a Instituição, ligada à Secretaria da Cultura do Estado, oferece aulas de Atuação voltada à comicidade física e de Cenografia e Figurino.

As inscrições ficam abertas, respectivamente, até 29 e 26 de julho, no site da Escola. Para participar das aulas, que acontecem no Centro Cultural Fepasa, é preciso ter mais de 18 anos e ser residente na cidade ou região.

>> SP Escola de Teatro lança cursos no interior em parceria com a prefeitura de Jundiaí

Dedicando-se à pesquisa do teatro cômico e gestual há pelo menos 20 anos, a atriz, comediante e diretora artística Dani Biancardi, nascida em Jundiaí, volta à cidade para ministrar o curso “Atuação II: A Comicidade Física do Ator”.

“É significativo voltar pelo sentimento de gratidão e reconhecimento que tenho pela cidade, onde comecei minha trajetória ainda com 15 anos, sob a orientação do diretor Carlos Pasqualin,” conta a atriz, que tem passagens pela École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq (França) e pela Kiklos Teatro Scuola Internazionale (Itália). No curso, ela visa ampliar o repertório crítico e criativo dos participantes “por meio de um estudo profundo e diferenciado da comédia física,” explica.

As aulas acontecem às segundas-feiras, das 18h às 22h, de 6 de agosto a 10 de setembro. Voltado a profissionais da área de artes cênicas, atores, diretores de teatro e bailarinos, “Atuação II: A Comicidade Física do Ator” está com inscrições abertas até 29 de julho.

O segundo curso de extensão realizado em Jundiaí oferece uma introdução às áreas da cenografia e figurino da cena teatral contemporânea. Ministrado pelo cenógrafo, figurinista e artista plástico Carlos Eduardo Colabone, o curso vai unir a teoria à prática: com base no repertório individual de cada um e no conteúdo apresentado em aula, os participantes devem criar um experimento cenográfico coletivamente.

Carlos Eduardo Colabone já realizou trabalhos cenográficos e de figurino para espetáculos de dança, teatro e shows. Como carnavalesco, fez parte das equipes criativas de agremiações como Rosas de Ouro e X-9 Paulistana. Também voltadas a profissionais da área de artes cênicas, atores, diretores de teatro e bailarinos, as aulas do curso “Cenografia e Figurino” acontecem de 3 a 19 de agosto, nas sextas (das 19h às 22h), sábados e domingos (das 9h às 12h). As inscrições ficam abertas até 26 de julho.

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi a roda de conversa sobre oficinas na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi o curso de extensão “Do circo à capoeira: um fazer brasileiro”