EN | ES

Extensão Cultural / INSCRIçõES ABERTAS

Introdução ao jogo da máscara

Proporcionar um estudo de máscaras teatrais como meio de ampliar o repertório gestual , crítico e criativo do ator. Uma proposta que pretende ainda se conectar e aproximar o público dos estudos do curso regular de Humor , curso precursor na América Latina acerca do estudo da comédia no teatro.

Orientadores: Daniela Biancardi, Nereu Afonso e Rodrigo Veloso

circle 15 de janeiro a 7 de fevereiro de 2018
Segunda a sexta – Das 14 às 17h
Local: Sede Roosevelt. Praça Roosevelt, 210


INSCREVA-SE AQUI Seta Seta

Daniela Biancardi é atriz, comediante, palhaça, produtora, diretora artística e uma das formadoras do curso de Humor da SP Escola de Teatro. Dedica-se à pesquisa do teatro cômico e gestual há 18 anos. Formada pelo Teatro-Escola Célia Helena, École de Theâtre Jacques Lecoq, Paris e Kiklos Scuola, na Itália. Como preparadora de elenco orientou grupos como Folias, Estavel , Vertigem, Tablado de Arruar, Cia Matilde, entre outros.

Nereu Afonso é palhaço, ator, dramaturgo e professor. Formou-se em teatro pela Escola de Jacques Lecoq, na França, e em Filosofia pela USP. Atua nos Doutores da Alegria desde 1996. Foi professor de movimento na escola de Philipoe Gaulier e, ainda na França, foi diretor teatral associado à Maison du Geste et de l’Image por 10 anos.

Rodrigo Veloso é ator, diretor e professor formado na pedagogia de Jacques Lecoq pela London Internacional School of Perfoming Arts. É um dos formadores convidados do curso de Humor da SP Escola de Teatro. Ator de TROPA, com Allan Benatti e direção de Joana Barbosa.

Público
Acima de 18 anos, atores , diretores, dramaturgos e estudantes de teatro. 35 vagas.

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo.

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 24 de novembro a 17 de dezembro
Aprovados: 10 de janeiro de 2018
Matrícula online: 11 de janeiro de 2018

*Material quando solicitado é de responsabilidade do aluno


Restauro e execução de maquetes de cenografias teatrais

O curso visa possibilitar aos interessados um contato mais próximo com o universo de maquetes para cenografias teatrais, seja pelo aprendizado de sua execução, ou pelo contato com o acervo de maquetes do cenógrafo J.C. Serroni, hoje exposto nas dependências da sede Brás da SP Escola de Teatro e que deverá ser restaurado durante o curso. A ideia é, a partir das restaurações, se discutir os conceitos, as técnicas e os materiais empregados. Intercalado ao processo de restauro, será dado um exercício prático a partir de um texto onde será desenvolvido em grupo um projeto e a execução de sua maquete.

Orientador: J. C. Serroni

circle De 22 de janeiro a 5 de março de 2018
Segunda, quarta e sexta, das 14h30 às 18h30
Local: Sede Brás. Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás


INSCREVA-SE AQUI Seta Seta

J. C. Serroni é cenógrafo, figurinista e arquiteto especializado em espaços teatrais. Um dos mais respeitados e premiados profissionais do setor. Atualmente, é o coordenador geral do Espaço Cenográfico de São Paulo, um laboratório permanente de reflexão e pesquisa cenográfica, que mantém um curso de cenografia. Serroni é também coordenador e formador dos cursos Técnicas do Palco e Cenografia e Figurino, na SP Escola de Teatro.

Público
Acima de 18 anos, interessados em maquete, estudantes de Artes Cênicas, Cenografia, Arquitetura, Design e Moda. 20 vagas.

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo.

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 24 de novembro a 17 de dezembro
Aprovados: 15 de janeiro
Matrícula online: 16 de janeiro

*Material quando solicitado é de responsabilidade do aluno


Dramaturgia e Dramaturgismo

O curso, teórico e pratico, baseia-se nos conhecimentos práticos e experiências do ministrante; tratará de diferenças entre dramaturgia convencional, de escritura literária ou de gabinete e a o dramaturgia de palco. Embora verse também sobre o dramaturgismo convencional alemão, foco central do curso é a dramaturgia de cena análoga à italiana, mais próxima da que se tem feito no Brasil.

Orientador: Mauricio Paroni

circle De 15 de janeiro a 7 de fevereiro de 2018
Segunda a sexta, das 14 às 17h
Local: Sede Roosevelt. Praça Roosevelt, 210


INSCREVA-SE AQUI Seta Seta

Mauricio Paroni é encenador, professor e pesquisador das Artes Cênicas. Também trabalha com roteiros para Cinema.

Público
Acima de 18 anos, interessados em Teatro em geral; atores, diretores, dramaturgos e profissionais de palco e audiovisuais. 35 vagas.

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo.

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 24 de novembro a 17 de dezembro
Aprovados: 10 de janeiro de 2018
Matrícula online: 11 de janeiro de 2018

*Material quando solicitado é de responsabilidade do aluno


Criação de número de palhaços

Trabalhar os números propostos pelos participantes procurando, a partir da experiência e do interesse do artista proponente, suas possibilidades de aperfeiçoamento.

Orientadores: Bete Dorgam e Fernando Sampaio

circle De 10 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018
Segunda a sexta, das 9h às 12h
Local: Sede Roosevelt. Praça Roosevelt, 210


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Bete Dorgam é atriz, diretora e pesquisadora formada pela EAD-USP. Doutora em Artes Cênicas pela ECA-USP, pesquisa a linguagem clownesca há 25 anos. Possui vários prêmios em seu currículo, entre eles, Prêmio Shell de melhor atriz em 2010, e Prêmio Qualidade Brasil de melhor atriz em comédia em 2014.

Fernando Sampaio é palhaço, professor de circo, diretor e fundador do Grupo La Mínima e diretor artístico do Circo Zanni. Como professor de circo trabalhou nas principais escolas de circo de São Paulo, além de ministrar cursos e oficinas em diversos lugares.

Público
Acima de 18 anos, aprendizes e interessados em geral. 35 vagas

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. É obrigatório incluir o link do vídeo com apresentação do número a ser trabalhado.

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 23 de novembro a 10 de dezembro
Aprovados: 18 de dezembro
Matrícula online: 19 de dezembro


Workshop: Criação artística e espaço público

Esta oficina propõe uma breve abordagem às práticas artísticas direcionadas para o espaço público: Proporcionar o acesso e a análise crítica de projetos de criação e espaço público diversos; e fundamentar a criação artística e espaço público.

Orientador: Hugo Cruz

circle 11 de dezembro de 2017
Das 10 às 13h e das 14 às 17h
Local: Sede Roosevelt. Praça Roosevelt, 210


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Hugo Cruz desenvolve o seu trabalho no espaço de cruzamento da criação artística e participação em contextos diversos como escolas e prisões e juventude. É professor na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e pesquisador da Universidade Nova de Lisboa.

Público
Profissionais e estudantes de artes, ciências sociais e humanas, comunicação e/ou outras formações de base com experiência relevante comprovada na área.

Seleção
São apenas 50 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. Para se inscrever, é preciso preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. Os 50 inscritos ganharão um ingresso para estreia do espetáculo “Solange”, dia 9/12, às 21h, na SP Escola de Teatro (informações seguirão no e-mail de matrícula em 6/12).

Cronograma:
Inscrições: a partir de 18 de novembro – até acabar as vagas
Aprovados: 6 de dezembro
Matrícula online: 7 de dezembro





O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign