SP Escola de Teatro na Virada Educação

Publicado em: 14/05/2014 |

A Virada Educação levará mais de 30 atividades gratuitas ao entorno da Praça Roosevelt neste sábado (17), em escolas públicas da região, no espaço da Companhia de Teatro Os Satyros, na Praça e nas ruas e na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Trata-se de um evento sobre “pontos de entusiasmo” que já ocupam o centro de São Paulo. A proposta é “promover novas apropriações dos espaços da região, em direção à construção coletiva de uma comunidade mais conectada, que percebe o aprender e o ensinar espalhados por todos os lugares”.

Além de sediar oficinas e contações de histórias, a Escola também participa da Virada Educação com o projeto Leitura na Praça, que transformará a Praça Roosevelt num espaço livre de leitura e troca de conhecimento, disponibilizando uma série de livros para consulta, das 11h às 15h, no Parquinho Infantil da Praça. Confira a programação completa no site.

Leitura na Praça (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

“Nosso principal objetivo, com esta iniciativa, é incentivar a leitura entre a comunidade do entorno da Escola”, diz Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.

Para a ação, a área da Praça Roosevelt onde o acervo de livros estará disponível ganhará ambientação projetada pelos aprendizes do curso de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco, monitores do projeto

Dentre as obras que estarão à disposição do público, para consulta no local, destacam-se: “O diário de Bridget Jones”, de Helen Fielding; “Aqui está Nova York”, de Elwyn Brooks White, e “O homem que via o trem passar”, de Georges Simenon.

Além de várias obras importantes da literatura, também estarão disponíveis as quatro primeiras edições da A[L]BERTO, a revista da SP Escola de Teatro, e outros livros publicados pela Instituição, como “#Mdrama”, organizado por Ivam Cabral e Marici Salomão.

O projeto

O Leitura na Praça constitui-se como um projeto de incentivo no qual aprendizes, colaboradores e comunidade exercerão o incentivo à prática da leitura, a troca e a doação de livros. Os aprendizes selecionados terão como função a organização, o planejamento, a divulgação e a participação ativa nestas ações. A atividade é transversal aos Cursos Regulares da Escola e tem por objetivo estimular a leitura através da disponibilização, troca e doação espontânea de livros. Os aprendizes inscritos nesse projeto deverão participar assiduamente das atividades da Escola, ter excelente desempenho e disponibilidade para a realização desta atividade fora dos horários de aula.

Virada Educação

O evento é promovido pelo Movimento Entusiasmo, iniciativa que “nasceu para provocar mudanças profundas no aprendizado das pessoas a partir da potencialização de conexões no território local”.

Leitura na Praça na Virada Educação

Quando: Sábado (17), das 11h às 15h

Onde: Parquinho Infantil da Praça Roosevelt

Grátis e aberto ao público