SP Escola de Teatro lança cursos online sobre teatro negro e palhaçaria

Publicado em: 23/09/2020

Estão abertas as inscrições para três cursos online gratuitos oferecidos pela SP Escola de Teatro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. Entre as opções estão aulas sobre a história do teatro africano, ministrado pela produtora sul-africana Napo Masheane.

História do teatro africano
Fornecer uma visão da História do Teatro Africano: durante o período pré-colonial (tradicionalmente), durante o apartheid e a luta (resistência) e dentro do cenário contemporâneo de democracia (liberdade).
Orientadora: Napo Masheane (África do Sul)
Inscrições: até 27 de setembro
Aulas: de 5 de outubro a 4 de novembro, seg. e qua., das 14h às 16h

 

Uma introdução à arte da palhaçaria: metodologias, ofício e sustentabilidade
O curso é desenvolvido a partir de jogos cênicos, exercícios de consciência corporal e técnicas do teatro de rua, além de reflexões e experimentações sobre as novas perspectivas das artes cênicas diante da plataforma virtual.
Orientador: Miguel Safe (Palhaço Bambulino)
Inscrições: até 27 de setembro
Aulas: de 5 de outubro a 9 de dezembro, seg. e qua., das 19h às 22h

 

Cenas brasileiras: um olhar sobre os teatros negros
O curso traça um panorama histórico sobre o teatro brasileiro sob a perspectiva negra. Entre os temas abordados estão estéticas, manifestações populares, grupos de teatro e a relação da arte com processos históricos da diáspora negra nas Américas.
Orientador: Raphael Garcia
Inscrições: até 4 de outubro
Aulas: de 13 a 27 de outubro de 2020, ter. e qui., das 18h às 21h

 

INSTITUIÇÃO

Há 10 anos, a SP Escola de Teatro oferece formação gratuita e de qualidade a jovens artistas em diferentes áreas do teatro. Desde a primeira turma, em fevereiro de 2010, passam por ano na instituição 400 estudantes do curso profissionalizante. Um dos principais centros de formação em Artes Cênicas do Brasil, a Escola é referência na área, com seu modelo de ensino replicado em países como Finlândia e Suécia. As aulas acontecem nas sedes Brás e Roosevelt da instituição, de segunda a sexta-feira, em turmas de manhã e à tarde.




Relacionadas:

Notícias | 30/ 10/ 2020

Seminário internacional discute as relações entre arte, educação e democracia

SAIBA MAIS

Notícias | 30/ 10/ 2020

Processo Seletivo 2021: Confira lista de isentos da taxa de inscrição

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2020

O que é a “quarta parede”?

SAIBA MAIS

 

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign