Um dos encontros será comandado J.C. Serroni, coordenador de Cenografia e Figurino, e Chico Turbiani, formador de Iluminação. “Vamos levar aos participantes de outros países, prioritariamente diretores de teatro, uma visão de como ocorre o teatro de grupo e o teatro colaborativo no Brasil. Pretendemos fazer um breve relato histórico de como isso se deu e em seguida detalharmos um pouco a nossa relação de trabalho dentro de coletivos que participamos ou que estudamos. No meu caso, vou contar um pouco da minha experiência no Grupo Teatro Macunaíma e com o Ensaio Aberto do Armazém da Utopia, do Rio de Janeiro. E Chico vai abordar os projetos realizados pelo Grupo Teatro da Vertigem. Os depoimentos serão ilustrados com forte material visual”, afirma Serroni.
Processo Seletivo 1/2022: Confira os aprovados para turmas do 1º semestre de 2022
Em outra das palestras, Raphael Garcia, artista docente interino de Direção, estará ao lado de Napo Masheane, premiada dramaturga e diretora sul-africana com quem a Escola já desenvolveu inúmeros projetos.
“Proporei algumas reflexões acerca das relações existentes entre a cena teatral negra brasileira, o contexto afrodiaspórico e o colonialismo. A partir da minha experiência como ator e diretor dentro do Coletivo Negro, falarei um pouco sobre algumas pontes feitas com artistas de teatro em Angola, além de destacar alguns trabalhos de outros grupos brasileiros e suas dramaturgias”, explica Garcia.
Além dos estudantes brasileiros, participarão das aulas alunos dos cursos de direção teatral das universidades: The Danish National School of Performing Arts (Dinamarca), The University of the Arts Helsinki (Finlândia), The Iceland University of the Arts (Islândia), Stockholm University of the Arts (Suécia), Ernst Busch Academy of Dramatic Art (Alemanha), Oslo Academy of Theatre (Noruega), Vilnius Faculty of Theatre and Film (Lituânia).
100 da semana de 22: Você conhece a obra Macunaíma, de Mário de Andrade?
O Alexandria Nova é um programa de intercâmbio que ocorre desde 2020, financiado pelo Erasmus, da União Europeia. Rodolfo García Vázquez, coordenador de Direção e um dos supervisores do projeto, esteve em setembro de 2021 em Vilnius, capital da Lituânia, para definir os próximos passos do programa, que se encerra em maio deste ano, em Berlim, no Theatertreffen, principal festival de teatro em língua alemã no mundo, período em que dois estudantes da SP Escola de Teatro farão intercâmbio presencial na Alemanha.