SP Escola de Teatro abre seleção para cursos profissionalizantes do 2º semestre de 2018

Publicado em: 16/03/2018 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, ligada à Secretaria de Estado da Cultura, está com inscrições abertas para 38 vagas nas turmas do segundo semestre de 2018, divididas nos oito cursos regulares, de formação profissionalizante e oferecidos gratuitamente. Os candidatos têm até 12 de abril para se inscrever, no site www.institutomais.org.br.

Um dos principais centros de formação em Artes Cênicas do Brasil, com modelo de ensino replicado em países como Finlândia e Suécia, a SP Escola de Teatro oferece cursos nas áreas de Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. As aulas acontecem nas sedes Brás e Roosevelt da instituição, de segunda a sexta-feira, em turmas de manhã e à tarde.

LEIA TAMBÉM:
>> SP Escola de Teatro vence Prêmio Shell, na categoria Inovação
>> SP Escola de Teatro lança programa de intercâmbio para Zurique, na Suíça

Podem concorrer às vagas candidatos de todo o Brasil, maiores de 18 anos (completados até agosto de 2018) e com ensino médio completo. O Processo Seletivo também é aberto a estrangeiros com passaporte e situação legal no País.

A SP Escola de Teatro destina 20% das vagas de cada um dos oito cursos regulares a pessoas autodeclaradas pretas ou indígenas.

As inscrições para a seleção custam R$ 60. Estudantes regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, em curso pré-vestibular ou em curso superior (graduação ou pós-graduação) e que comprovem receber menos de dois salários mínimo ou estar desempregados pagam R$ 30.

Ficam isentos da taxa pessoas que tenham cursado o ensino fundamental ou os três anos do ensino médio em escola da rede pública ou na rede privada como bolsista integral. A isenção também é concedida a doadores de sangue – conforme o projeto Escola Vermelha, criado pela SP Escola de Teatro em parceria com a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo.

CALENDÁRIO

A seleção para os cursos regulares da SP Escola de Teatro é composta por duas etapas: uma redação, realizada no dia 6 de maio; e uma entrevista presencial com os coordenadores e formadores dos cursos, agendada entre 7 e 11 de maio, em locais e horários divulgados no dia 24 de abril.

Os candidatos aprovados na primeira fase da seleção seguem para uma segunda etapa de avaliação, entre os dias 4 de 15 de junho, em locais e horários a serem informados no edital de convocação. Nesse momento, são realizadas atividades coletivas e/ou individuais.

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado em 29 de junho, a partir das 17h, nas recepções da SP Escola de Teatro e nos sites www.spescoladeteatro.org.br e www.institutomais.org.br. As matrículas dos aprovados serão feitas de 2 a 6 de julho, pela internet.

PEDAGOGIA

A SP Escola de Teatro recebe anualmente 400 pessoas nos oito cursos regulares, através de dois Processos Seletivos semestrais. A pedagogia aplicada pela instituição é criada a partir de uma educação não hierárquica e modular, na qual formadores e aprendizes constroem juntos o aprendizado.

A base teórica da Escola une o fundamento de autonomia do estudo, lançado pelo educador Paulo Freire, com a ideia de contribuição do espaço geográfico na formação e da educação interdisciplinar, pensamentos teorizados pelo geógrafo Milton Santos e pelo físico Fritjof Capra, respectivamente. Essa metodologia levou a instituição a receber o Prêmio Shell de Teatro 2016 na categoria Inovação.

O grupo de ensino da SP Escola de Teatro é formado por renomados e premiados artistas brasileiros. Com direção de Ivam Cabral e coordenação pedagógica de Joaquim Gama, os cursos regulares são coordenados por Hugo Possolo (Atuação), JC Serroni (Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco), Rodolfo García Vázquez (Direção), Marici Salomão (Dramaturgia), Raul Barretto (Humor), Guilherme Bonfanti (Iluminação) e Raul Teixeira (Sonoplastia).

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro