SP Escola de Teatro abre inscrições para 6 novos cursos gratuitos

Publicado em: 14/08/2019 |

A SP Escola de Teatro, instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa e gerida pela Adaap, está com inscrições abertas para seis novos cursos de extensão, de curta duração. Todos eles gratuitos. As aulas abordam áreas como atuação, circo, dramaturgia e comunicação, além de tecnologias de mapeamento de vídeo para cenografia.

As inscrições são feitas exclusivamente no site da Instituição, e os prazos variam de acordo com cada curso. Há turmas nas sedes da SP Escola de Teatro, no Brás e na Roosevelt, e também na Casa do Baixo Augusta e no Teatro Sérgio Cardoso.

Os cursos de extensão são uma das portas de entrada da SP Escola de Teatro para o público que deseja enriquecer seus conhecimentos ou ter a primeira experiência com as artes do palco. A cada ano, a instituição oferece cursos gratuitos e de curta duração que abordam de conteúdos teóricos a exercícios práticos, com profissionais de diversas linguagens e áreas. No ano passado, foram 22 cursos, com cerca de 2.500 inscrições ao todo.

Confira a lista de cursos:

O ESPETÁCULO E A MÍDIA, com Maria Luísa Barsanelli

A proposta do curso é discutir as mudanças recentes na relação do teatro com a mídia. Outra frente de debate é tratar sobre como artistas têm trabalhado para divulgar seus trabalhos e entender a melhor forma de se comunicar com o seu público.
: 12 de agosto a 1º de setembro.
: De 10 de setembro a 12 de novembro de 2019.
Dias e horários
: Terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30.
: Unidade Roosevelt (praça Roosevelt, 210, Consolação).

BASES PARA CIRCO, com Robinson Zizza

O curso irá desenvolver bases de técnicas circenses para atores, palhaços, estudantes, bailarinos e outros artistas que não tenham experiência nesta área circense.
Inscrições: 8 a 25 de agosto.
Período: De 3 de setembro a 5 de novembro de 2019.
Dias e horários: Terças e quartas-feiras, das 10h às 13h.
Local: Unidade Brás (Av. Rangel Pestana, 2401, Brás).

DRAMATURGIAS DA BABILÔNIA, Denizart Fazio

A partir da apresentação e experimentação de ferramentas e dispositivos de escrita dramatúrgica, que levarão em conta a relação das pessoas com a metrópole, cada participante elaborará uma peça curta. Os encontros também contemplarão análises de peças contemporâneas e discussões sobre a produção dos participantes.
Inscrições: 8 a 20 de agosto.
Período: De 26 de agosto a 9 de setembro de 2019.
Dias e horários:Segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 22h30.
Local: Casa do Baixo Augusta (rua da Consolação, esquina com rua Rego Freitas, Centro).

CRIANDO DRAMATURGIAS RADICALMENTE AUTORAIS, com Marcio Tito

Através de referências, leituras e exercícios, focados em despertar uma voz singular, produziremos um material resistente aos variados tipos de análise. Isto é: cenas que sejam plenamente estabelecidas em seu tema, forma, linguagem e estética (que seria a união destes valores). Os participantes deverão produzir de três a seis cenas que poderão confluir em uma potencial peça de teatro.
Inscrições: 9 a 22 de agosto.
Período: 28/8, 2/9 e 4/9, 9/9 e 18/9.
Dias e horários: Segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 22h30.

CENOGRAFIA DIGITAL: VIDEOMAPPING E RECURSOS AUDIOVISUAIS, com Ivan Soares

O curso aborda e explora sob pontos de vista teórico e prático as principais utilizações das tecnologias audiovisuais de videomapping e vídeo simultâneo nas artes do palco, combinando análise de exemplos reais com exercícios de criação e operação de projeções sobre maquetes (de cenários) e objetos cênicos.
Inscrições: 12 de agosto a 1º de setembro.
Período: De 11 de setembro a 13 de novembro de 2019.
Dias e horários: Segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30.
Local: Unidade Roosevelt (praça Roosevelt, 210, Consolação).
Para se inscrever, clique aqui.

ATOR REATIVO – A VIVÊNCIA DO JOGO PELA AÇÃO/REAÇÃO, com Carolina Guimarães e Vitor Moreno

A partir das técnicas de Sanford Meisner e Mikhail Chekhov e da Máscara Neutra, esta oficina tem como objetivo desenvolver um ator reativo e vivo dentro do jogo cênico, através das ações físicas, imaginação e da consciência corporal.
Inscrições: 13 a 19 de agosto.
Período: 26 de agosto de 2019.
Dia e horário: Segunda-feira, das 15h às 18h.
Local: Teatro Sérgio Cardoso. (rua Conselheiro Ramalho, 538, Bela Vista).

Notícias | 28/ 03/ 2024

Peça “Um Lugar Chamado Amor” estreia em 5 de abril na SP Escola de Teatro

Notícias | 27/ 03/ 2024

Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo é celebrado em 27 de março