EN | ES

SP Escola de Teatro abre atividades de ensino a distância

Publicado em: 25/10/2013 |

No intuito de ampliar a construção e veiculação de conhecimentos de alta relevância para a cena teatral contemporânea, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco dá sequência, hoje, ao SP Online.

 

São aulas em vídeos, transmitidas via internet para que os interessados possam se aprofundar em importantes temas relacionados às artes cênicas. Cada programação conta com um fórum para discussão no portal da Escola, efetivando, desta forma, diferentes trocas socioculturais. Profissionais de notório conhecimento e forte presença no universo cênico dão suporte às discussões online.

 

O primeiro curso online deste ano é “Teatro: processo de produção”

 

O ensino a distância lançado neste semestre pela SP Escola de Teatro consiste na publicação de vídeos com conteúdo artístico e didático, produzidos pela própria Escola e voltados a quem procura pelas primeiras informações sobre artes cênicas, abrangendo as áreas de direção, atuação, dramaturgia, cenografia, sonoplastia, entre outras. 

 

O curso online prevê, também, que, na semana seguinte à publicação de cada vídeo, sempre às quintas-feiras, a Instituição promova um bate-papo online com um convidado especial para responder a questões relacionadas ao tema. 

 

Assim, cada programa fica no portal da Escola por uma semana e, na semana seguinte, um profissional especialista na temática abordada responde virtualmente às dúvidas enviadas para [email protected]

 

O primeiro, lançado hoje, é “Teatro: processo de produção” (Assista: Parte 1 e parte 2). Na quinta-feira que vem (31), será relizado um bate-papo online com Ricardo Aparecido Dias para esclarecer as dúvidas dos internautas.

 

Neste ano, os participantes do projeto são:

Ricardo Aparecido Dias com o curso “Teatro: processo de criação”, de 24 a 30/10, e bate-papo online no dia 31/10; 

Annelise Godoy com o curso “Arte & negócio, o meio do caminho”, de 31/10 a 06/11, e bate-papo online no dia 07/11; 

Moisés Miastkwosky com o curso “Interpretação”, de 07 a 13/11, e bate-papo online no dia 14/11; 

Cida Almeida com o curso “A pedagogia das máscaras”, de 14 a 20/11, e bate-papo online no dia 21/11.

 

Não é necessário fazer nenhum tipo de inscrição prévia para participar, basta acessar o canal do Youtube e assistir aos vídeos.

 

 

Sinopses dos Cursos

 

“Arte & negócio, o meio do caminho”, com Annelise Godoy

Mesmo ao longo destes 20 anos de aplicação das leis de incentivo à cultura e com  inúmeros cursos para aprender a como formatar projetos, existe ainda uma grande lacuna entre a conexão do mercado de produção cultural e o do mercado investidor. O relacionamento com investidores parece ser inatingível para muitos produtores, especialmente para aqueles que não conseguem observar os mecanismos de diálogo que esta estrutura exige. Este curso fala sobre estes mecanismos. Sobre o pensar e a forma de interagir do investidor. Propõe-se a fazer com que todos possam ser mais competitivos na captação de recursos.

 

“Teatro: processo de criação”, com Ricardo Aparecido Dias 

Este vídeo fala dos principais aspectos da Administração e do Marketing da Produção Executiva Teatral, a partir da experiência de Ricardo como ator e produtor de teatro, e como professor desta disciplina na SP Escola de Teatro. Porque não basta um ótimo texto, excelentes atores e teatro bem equipado. Se não houver cuidado e profissionalismo na produção executiva, o espetáculo pode não alcançar o resultado desejado.

 

“A pedagogia das máscaras”, com Cida Almeida

O curso compartilha algumas das ideias sobre o trabalho de Cida com as máscaras para a formação do ator. Propõe uma trajetória em busca de uma identidade atoral a partir da Pedagogia de Jacques Lecoq, os questionamentos e caminhos de Dario Fo e a nossa própria cultura popular. A ética e uma escolha estética são pontos importantes dentro da discussão acerca desta formação. Nessa videoaula, o diálogo entre ela e Sofia Papo, presença constante em seu trabalho, transparece como elo de fundamento para a criação de uma prática metodológica.

 

“Introdução à interpretação”, com Moisés Miastkwosky

A proposta deste curso é propiciar ao participante uma efetiva utilização das linguagens e técnicas teatrais visando instrumentalizar e potencializar o trabalho do profissional no seu ambiente formal, através de exercícios práticos baseados em Viola Spolin, Bertolt Brecht, Eugenio Kusnet, Stanislavski, Grotowski, com simulação de situações do cotidiano profissional.

 

Os participantes


Annelise Godoy

Através da Philarmonia Brasileira, desde 2001, desenvolve atividades na área de produção cultural dirigidas especialmente para captação de recursos, consultoria para produtores e instituições, relacionamento entre o meio cultural e investidores, bem como no planejamento estruturado de empreendimentos culturais. Trabalhou por 15 anos em importantes agências de comunicação: McCann-Erickson, J.W.Thompson e Ogilvy.  Foi gerente institucional do ABN AMRO Bank e Gerente de Negócios do Instituto Alfa até assumir a Direção Executiva da PhilaBrasil. Foi diretora das Associações de Amigos do MIS/SP e da Esquina da MPB/Patrocínio Ambev.

Recentemente foi  consultora do Instituto Cervantes, Associação Ruspoli e Festival Internacional de Violões Leo Brouwer. Também atuou como consultora do então Ministro Juca Ferreira em 2010  para assuntos dirigidos à música clássica e direitos autorais. Lança no mercado o programa de apoio ao produtor SOLARE.

 

Moisés Miastkwosky 

Moisés Miastkwosky é formado em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes. Estagiou no Mudra Internacional de Bruxelas, na Ópera Studio, no Teatro Real da Bélgica e na Academia de Arte Dramática de Houston. Há 15 anos leciona e dirige espetáculos no Clube Paineiras do Morumby, de São Paulo.

É diretor de mais de 80 espetáculos teatrais, entre eles: “Antígona”, “Édipo Rei”, “Prometeu acorrentado”, “Santo inquérito”, “Morte e vida severina”, “Os fuzis da Senhora Carrar”, “Equus”, “Entre quatro paredes”, entre outros. Recentemente, dirigiu o espetáculo “O casamento do pequeno burguês” no Teatro Augusta.

Criador do Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, também foi jurado de mais de 50 mostras teatrais. É membro do Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos de São Paulo) desde 1978. Recentemente, orientou o curso de Extensão Cultural “Introdução à interpretação”, na SP Escola de Teatro.

 

Cida Almeida

Atriz e diretora, formada pela Escola de Artes Dramáticas – ECA/USP no ano de 1985. Produtora cultural e artista pesquisadora da cultura popular brasileira e sua importância na formação de uma pedagogia para o intérprete cômico e popular. Especialista no treinamento e preparação de atores através das máscaras teatrais, com ênfase na linguagem do clown, circo, conscientização e preparação corporal.

No período de 1985 a 1997, integrou a Cia. São Paulo Brasil de Teatro, onde produziu e atuou nos espetáculos “Mácaras”, “Domuns Capta”, “Zocorro” e “Medéia, o dramatículo”. Em 2001, abre o CLÃ Estúdio, espaço voltado para a experimentação e treinamento de artistas e interessados na linguagem do circo e teatro. Também dirigiu as peças “Sirila Griô” e “Sonho de uma noite de verão” e atuou em “Bisbiglio”.

Atualmente é coordenadora da Oficina Cultural Amácio Mazzaropi e coordena grupo de estudos voltado para a investigação da linguagem cômica.

 

Ricardo Aparecido Dias 

Pós-graduado em Sociologia pelo Centro Universitário Claretiano, com a dissertação “Apocalípticos e integrados – teorias de comunicação em tempo de redes sociais”. Tem pós-graduação em Filosofia, pela mesma instituição, com a dissertação “A interrelação entre filosofia e teatro na antiguidade clássica grega”. Mestrado em Ciências Sociais – Gerontologia Social pela PUC/SP, com a dissertação “A velhice e o envelhecimento do ator”. Em teatro, de 2007 a 2010, foi diretor do Teatro Municipal de Osasco. Palestrante de administração e marketing teatral no projeto Ademar Guerra, em 2005 e 2006. Coordenador do Curso Livre de Teatro do Centro Universitário Fieo, de 2001 a 2005. Professor de Administração e Marketing Teatral do Curso de Teatro da Faculdade Paulista de Artes, em 2003 e 2004. De 1972 a 1987, atua como ator em produções de teatro, cinema e televisão de São Paulo, dá aulas de teatro no Departamento de Cultura da Prefeitura de Osasco, e participa do Núcleo Expressão de Osasco como ator e diretor.

 

 

Serviço

Cronograma de veiculação dos cursos e dos bate-papos:

24/10 –  Curso “Teatro: processo de produção”

31/10 – Bate Papo Online com Ricardo Aparecido Dias  

31/10 – Curso “Arte & Negócios, o Caminho do Meio”

07/11 – Bate-Papo Online com Annelise Godoy

07/11 – Curso “Interpretação”

14/11 – Bate-Papo Online com Moisés Miastkwosky

14/11 – Curso “A Pedagogia das Máscaras”

21/11 – Bate-Papo Online com Cida Almeida

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS