SP Dramaturgias Volta à Cena

Publicado em: 11/04/2013 |

Em junho do ano passado, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco estreou o SP Dramaturgias. O projeto de leituras dramáticas tornou-se, a partir de então, um espaço para receber textos inéditos de aprendizes e convidados. Ao longo do ano, mais de uma dezena de textos foram alvo de leitura e discussão.

A boa notícia é que na próxima terça-feira (16), o projeto apresenta sua primeira leitura do ano, que tem entrada gratuita e é aberta do público. O texto escolhido é “Nome, Verbos e Objetos” de autoria do aprendiz de Dramaturgia Jairo Alves. Nas últimas semanas, um grupo de aprendizes tem se reunido para  sugerir caminhos e propor soluções à encenação. No enredo, uma gravata perdida une um homem e uma mulher. Durante a busca, a relação do casal ganha significados enquanto perde outros. “O que é nomeado existe? O que não tem definição deixa de existir?” São alguns dos questionamentos do enredo.

No SP Dramaturgias sã realizadadas leituras de textos dram e é aberto ao público (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

O SP Dramaturgias tem supervisão da coordenadora do curso de Dramaturgia, Marici Salomão, que avalia a empreitada: “Acredito que os aprendizes alcançaram uma autonomia maior, se comparado ao ano passado. É importante que o texto esteja completo, no entanto, não acabado, para que seja construído de maneira participativa e receba tratamento”, pontua. Outra mudança é a periodicidade das leituras, antes quinzenal, agora mensal. “Com uma leitura por mês, os aprendizes terão tempo de se aprofundar no texto, de ensaiar e de discutir a dramaturgia com bastante fôlego”, aponta.

A orientação ficou a cargo de Maria Shu, aprendiz que concluiu o ciclo de quatro módulos de Dramaturgia, em 2011. Entre os aprendizes, estão Fernanda Otaviano e José Motta, de Atuação; André Mendes, Douglas Lima e Robson Salvador, de Direção; Alexandre Gnniper, Lucas Iglesias, de Dramaturgia; Marcelo Oriani, de Humor, e Carlos Alves, de Sonoplastia.

Sobre o SP Dramaturgias

No SP Dramaturgias são realizadas leituras mensais de textos dramáticos. Esses textos também podem ser de autores que não façam parte da Escola, contanto que sejam inéditos. A seleção das obras a serem lidas se pautará em critérios artísticos (além de inéditos, textos que dialoguem com questões da contemporaneidade, quer na forma, quer no conteúdo) e pedagógicos (a partir de demandas e questões oriundas do trabalho desenvolvido entre formadores e aprendizes na Escola). Os interessados em participar devem enviar seus textos para o e-mail: [email protected]. Os selecionados serão lidos por aprendizes e formadores da Instituição.

Serviço:

SP Dramaturgias: “Nomes, verbos e objetos”

Quando: Terça-feira (16), às 19h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Tel. (11) 3775-8600

Grátis e aberto ao público

Texto: Leandro Nunes

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)