‘Somamos!’

Publicado em: 04/10/2013

“Somamos!”. Foi gritando isso, em uníssono, que os participantes do curso de Extensão Cultural “Dança sem fronteiras”, oferecido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, finalizaram a apresentação que marcou o encerramento das aulas.

 

Realizada ontem à tarde, a atividade, dirigida por Fernanda Amaral – orientadora do curso –, reuniu o público no saguão da Sede Roosevelt da Instituição e, em alguns momentos, até ganhou a rua. A ideia inicial era levá-la até a Praça, mas como a chuva estava muito forte, o grupo optou por ficar na Escola.

 

Participantes celebraram a diversidade (Foto: André Stéfano)

 

Movida basicamente pela improvisação, principal linha de trabalho de Fernanda, a dança teve suporte dos músicos Beto Sporleder (clarinete) e Daniel Muller (acordeão), que também se arriscavam na percussão, marcando o ritmo ao bater em qualquer objeto que proporcionasse um som interessante. 

 

Os dançarinos, enquanto isso, davam vida a movimentos guiados por seus instintos, interagindo uns com os outros como por celebração. Vários deles eram deficientes visuais ou físicos, incluindo um cadeirante. Essa diversidade dava a tônica do conjunto. O “somamos!”, dito em coro ao final, depois de cada participante gritar seu próprio “somei!”, é reflexo dessa heterogeneidade. 

 

“Foi muito bom poder finalizar esse curso mostrando um pouco do que trabalhamos. Eles foram ótimos. É um grupo muito grande, todos que começaram foram até o fim, não tivemos nenhuma desistência. A ideia era fazer uma performance artística, um espetáculo”, disse Fernanda.

 

O grupo reunido (Foto: André Stéfano)

 

As aulas do curso, que tiveram início em agosto, tinham como objetivo preparar e incentivar profissionais para trabalharem com o movimento e a dança de cada participante acolhendo a diversidade, assegurando que ninguém fique isolado e que todos possam participar igualmente do processo criativo.

 

E a parceria não acaba na Escola. No dia 16 de outubro, às 19h, Fernanda, alguns participantes do curso e integrantes do seu grupo, o Patuá DanceAbility, se apresentarão no Teatro Sérgio Cardoso, na Mostra + Sentidos.

 

Conheça mais sobre o trabalho de Fernanda Amaral.

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS