Soltando a Voz na Dublagem

Publicado em: 03/04/2013 |

Alexsandra Mauro dubla Queen Latifah (Foto: Tony Germano)

Aprender técnicas de dublagem em canções e textos cantados foi o objetivo do curso de Extensão Cultural “Dublagem: Conteúdo e Estratégias III”, orientado por Herbert Richers Jr. e oferecido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que se encerram na última quarta-feira (27).

A etapa que se concluiu na semana passada foi, na verdade, uma continuação dos módulos I e II do curso de “Dublagem: Conteúdo e Estratégias”. Nos primeiros, os atores e profissionais interessados no mercado de dublagens tiveram aulas de preparação vocal, texto, leitura e análise, além de treinamentos para emissão e controle vocal ao microfone e para atuação incorpórea.

Ao final do segundo estágio, ainda faltava algo: a inserção da música. Os participantes pediram mais e o módulo III foi aberto. Tiveram, então, a oportunidade de acompanhar, na prática, um diretor musical e exercitar, em estúdio, a dublagens de filmes, desenhos e séries musicais. “Participei dos três módulos e esse, para mim, foi o mais feliz, pois ficou clara a metodologia do Herbert. As aulas tiveram como apoio filmes musicais como ‘Chicago’ e ‘Noviça Rebelde’, o que me trouxe para outro universo, com um novo repertório”, conta Rafael Dias Gomes, aprendiz do curso de Direção.

Herbert Richers explica a importância de ter profissionais da dublagem preparados para executar canções em filmes: “Os atores que dublam os diálogos não são os mesmos que dublam canções. Existem poucos profissionais que atuam e cantam. Com o surgimento do mercado de Musicais, cada vez mais se canta em filmes, desenhos animados e séries. Acredito que exista um mercado muito promissor para os profissionais que dominem a dublagem falada e cantada”, conclui.

Assim, na foto da seção Click! desta semana, Alexsandra Mauro dubla Queen Latifah, no filme Chicago, em uma das atividades propostas ao longo do curso.

Texto: Giovanna Offer

Uncategorised | 16/ 04/ 2024