Sol Faganello, artista parceira da SP Escola de Teatro, integra elenco de peça que reestreia na próxima quinta-feira (9) no Centro Cultural da Diversidade

Publicado em: 08/03/2023 |

Reestreia na próxima quinta-feira, 9, no Centro Cultural da Diversidade, o espetáculo Senhora X, Senhorita Y, que tem direção e dramaturgia de Silvana Garcia. A obra parafraseia A Mais Forte, clássico de August Strindberg, para refletir sobre a condição da mulher e os estereótipos de gênero. A peça cumpre temporada gratuita por diversos teatros municipais da cidade de São Paulo até 30 de abril, com ingressos distribuídos sempre uma hora antes do espetáculo.

Na montagem, as atrizes Ana Paula Lopez, Camila Couto e Sol Faganello, artista parceira de longa data da SP Escola de Teatro, se lançam em um jogo teatral pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando, com humor ácido, as construções heteronormativas do feminino, que são sugeridas pelo texto.

Na trama original, duas mulheres “competem” pelo mesmo homem: a mulher casada e a amante. Em uma casa de chá, às vésperas do Natal, a esposa encontra a suposta amante do marido em uma mesa e trata de verbalizar todo o seu descontentamento e na mesma situação a outra não pode se expressar. “Para Strindberg, a personagem casada é a mais forte, pois, mesmo traída, ela conseguiu superar isso e sustentar o lar”, conta Camila Couto, performer sonora do espetáculo.

Quando o corpo fala | Entrevista com a companhia de teatro gestual Dos à Deux

Para complementar toda essa experiência, as artistas da companhia ainda realizam uma oficina sobre o processo de criação do espetáculo. Trata-se de um encontro com duração de quatro horas que acontece em cada um dos teatros pelos quais a peça circula.

A oficina é dedicada a artistas, atrizes e atores, artistas da dança e da performance, não-artistas, estudantes e pessoas interessadas em geral. São 20 vagas para pessoas acima de 16 anos, com inscrições neste link.

Ficha técnica
Direção geral e dramaturgia: Silvana Garcia | Elenco: Ana Paula Lopez, Sol Faganello e Camila Couto | Texto: Silvana Garcia, Ana Paula Lopez e Sol Faganello | Performance e dramaturgia sonora: Camila Couto | Direção de movimento: Ana Paula Lopez | Direção de arte: Sol Faganello | Iluminação: Sarah Salgado | Operação de luz: GIVVA e Jessica Catharine | Costureira: Silvana Carvalho | Design gráfico: Natalia Sayuri | Fotografia do espetáculo: Maria Fanchin | Produção audiovisual: Sol Faganello | Mídias digitais: Camila Couto | Articulação territorial: Ana Elisa Mello e Samya Enes (Cotiara Produtora) | Direção de produção: Sol Faganello | Gestão cultural: Camila Couto | Produção: Damas Produções | Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Comunicação.

Espetáculo Senhora X, Senhorita Y
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos

Centro Cultural da Diversidade – Teatro Décio de Almeida Prado (CCD)