Carolyn Ferreira durante a abertura do processo de trabalho do Grupo 5 (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)
O povo brasileiro, nem melhor, nem pior. Tendo como base este tema, o Grupo 5 abriu seu processo de trabalho durante o Experimento do Módulo Amarelo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, com recortes de cenas que compunham uma espécie de “colcha de retalhos”, costurando, de forma cômica, assuntos polêmicos, como sexualidade e exploração do trabalho.
Entre brincadeiras e piadas, troca constante de personagens e uma forte participação da sonoplastia, marcando presença com batuques e cantos, as cenas, interpretadas por cinco atores, satirizavam a situação de exploração à qual são submetidos; retratavam o mundo sagrado e, depois, o profano, com suas questões mundanas – o capitalismo, o trabalho e as relações humanas – colocando em evidência a situação de exploração pela qual o brasileiro é submetido.
A apresentação deste grupo, realizada no dia 8/11, deu início às aberturas de processo de trabalho do Experimento. Confira as fotos e a ficha técnica aqui.
…e Sobre o Corpo
André Mendes, Fabíola Nabbout, Caroline Duarte, Tâmara Vasconcelos, Caíque Oliveira e Cláudia Bartholo em cena (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)
Na clareza de que corpo é identidade e, também, memória, que corpo é este que, construído social e historicamente, pode narrar quem é o povo brasileiro de hoje? Com esta indagação, o Grupo 6 entrou em cena durante a abertura do processo de trabalho dos aprendizes do Módulo Amarelo.
Corpo relato. Corpo dilatado. Corpo violado. Corpo social. Corpo atado. Corpo livre. Corpo desejo. Corpo repulsa. Corpo nutre. Corpo aparente. Corpo estrangeiro. Corpo no espelho. Ex-corpo. In-corpo. O foco da abertura desse processo de trabalho escrito a seis mãos – por Juliana Pena, Afonso Lima e Piterson Filipe – não era a miscigenação racial do povo brasileiro, e sim a mistura daquilo que transforma esse povo e modifica sua estrutura física e sua identidade cultural.
A energia e coragem dos atores André Mendes, Fabíola Nabbout, Caroline Duarte, Tâmara Vasconcelos, Caíque Oliveira e Cláudia Bartholo em cena, além do aproveitamento do espaço cênico disponibilizado pela Escola, deram ênfase à cena com direção de Eduardo Gutierrez e Rafael Bicudo.
A apresentação deste grupo também foi realizada no dia 8/11. Confira as fotos e ficha técnica aqui.
Texto: Renata Forato