EN | ES

‘Sínthia’ investiga a trajetória e a transformação de uma trans

Publicado em: 19/08/2016 |

Cena de “Sínthia”, da Velha Cia. Foto: Lenise Pinheiro
A Velha Companhia narra a trajetória e a transformação de uma transexual em “Sínthia”, com texto e direção de Kiko Marques, que já trabalhou como artista convidado na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. O espetáculo estreia no Espaço dos Fofos, no dia 20 de agosto.
A trama conta a história do músico clássico Vicente, que, no Natal de 2013, aparece em casa vestido como Sínthia. Ele nasceu em 1968, em plena Ditadura Militar, e foi esperado por sua mãe, Maria, como uma menina.
Como não sabia qual era o sexo do bebê que gestava, ela comprou todo o enxoval cor de rosa e até escolheu o nome de Sínthia para a criança. A ideia da montagem é discutir a transformação necessária da protagonista e a incapacidade de aceitar uma identidade de gênero com a qual não se identifica.
A dramaturgia é inspirada em uma experiência parecida de Marques, que também foi esperado por sua mãe como uma menina. Ele nasceu em 1965, um ano depois do golpe que depôs o presidente João Goulart, em uma família conservadora. Seu pai era oficial da PM no Rio de Janeiro.
 
A encenação é uma tentativa do autor de imaginar o que aconteceria se, um dia, ele chegasse em casa vestido de maneira feminina. Outros temas discutidos pela trupe são o encarceramento da mulher em um mundo machista, a repressão como forma de amor e a compaixão.
 
O elenco conta com a participação de Denise Weinberg, Henrique Schafer, Alejandra Sampaio, Virgínia Buckowski, Kiko Marques, Marcelo Diaz, Marcelo Marothy, Willians Mezzacapa e Valmir Sant’anna.
 
Serviço
“Sínthia”, da Velha Companhia
Espaço dos Fofos
Rua Adoniran Barbosa, 151, Bela Vista. (11) 3101-6640.
Estreia 20/8. Sáb., Dom. e Seg., 20h. Até 12/9.
R$20. 165 min. 14 anos.



Relacionadas:

Notícias | 16/ 07/ 2025

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam nas cidades de Bertioga, Santo André e Vinhedo durante o mês de julho

SAIBA MAIS

Notícias | 15/ 07/ 2025

SP Escola de Teatro divulga lista de aprovados do processo seletivo 2025/2º semestre

SAIBA MAIS

Notícias | 14/ 07/ 2025

SP Escola de Teatro recebe quatro grupos do Rio Grande do Sul para intercâmbios e residências artísticas

SAIBA MAIS