Sinal Verde

Publicado em: 02/04/2012 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco mantém-se em constante movimento e, assim, oito novos núcleos já começaram a maratona do Experimento: são os aprendizes do Módulo Verde, que abriram ao público suas investigações cênicas no Território Cultural realizado no último sábado (31).

Tendo como material de trabalho a obra “Bella Ciao”, de Luís Alberto de Abreu, os grupos colocaram em prática seus estudos e pesquisas. “Esse primeiro Experimento, além de trazer para as cenas os múltiplos olhares dos aprendizes sobre o texto do Abreu, trouxe a possibilidade de estudar questões relacionadas a construção de personagem e processos de criação teatral com base em procedimentos de pesquisas históricas”, esclarece Joaquim Gama, coordenador pedagógico da Escola.

A proposta era que eles criassem textos dramatúrgicos a partir do universo do Brás, região em que se localiza a sede da Escola. “As investigações cênicas das oito áreas das artes do palco serão direcionadas para o bairro, suas transformações históricas, seus processos migratórios e imigratórios e os inúmeros personagens que habitam o bairro”, completa Gama.

Apresentação do Grupo 1 do Módulo Verde de 2010 (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Retrospectiva

O Módulo Verde foi o primeiro de 2010, ano em que foram iniciadas as atividades da Instituição. Naquele semestre, os aprendizes montaram seus trabalhos no Teatro Aliança Francesa, apresentando fragmentos das peças “O Cerejal”, de Anton Tchecov; “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna; “Navalha na Carne”, de Plínio Marcos; “O Inspetor Geral”, de Gógol; “Tartufo”, de Molière; “O Inimigo do Povo”, de Henrik Ibsen; “O Noviço”, de Martins Pena; e “O Telescópio”, de Jorge Andrade.

Para relembrar o Experimento do Módulo Verde de 2010, separamos algumas fotos. Clique aqui e confira.

Já em 2011, os núcleos que cursaram o referido Módulo tinham o Realismo como eixo de pesquisa e “A Gaivota”, de Anton Tchecov, como material de trabalho. Alguns aprendizes de Dramaturgia escreveram um 5º ato para a peça, que foi lido, durante três horas, para uma banca de formadores, que analisou a criação.

Veja fotos e vídeos do Experimento do Módulo Verde de 2011:

Veja mais:

O Texto Dramatúrgico a Partir do Universo do Brás por Ivam Cabral