Série Teatro de Grupo em São Paulo: conheça o Núcleo Teatral Filhas da Dita

Publicado em: 18/01/2023 |

Foto: Daisy Serena

O Núcleo Teatral FIlhas da Dita atua há mais de 13 anos coletivamente, aliando um processo contínuo de produção artística com ações culturais que impactam positivamente seu território.

O nome do grupo surgiu como uma homenagem às mulheres do bairro Cidade de Tiradentes, da capital paulista, que lutam diariamente para sustentar suas famílias. Sejam elas as mães, tias, irmãs e avós dos integrantes.

“Com certeza, o território onde nascemos e habitamos, o bairro Cidade Tiradentes, é nossa maior influência estética. É desse lugar que nossas vozes ecoam e que nascem os processos de criação. Somos filhas e filhos de mulheres migrantes que, ao se encontrarem, entendem que partilham diversas histórias, comuns a tantas outras pessoas, ao mesmo tempo que possuímos subjetividades específicas, forjadas pelas corpas que somos no mundo”.

SP Escola de Teatro e Festival de Curitiba criam oito cursos online sobre artes cênicas disponibilizados na plataforma digital CACO

O repertório do coletivo conta com cinco espetáculos: Os Tronconenses (2007), O Baú das Histórias (2010), A Guerra (2013), O Sonho de Tatiana: uma Poética sobre Juventudes (2017) e Canto das Ditas, Fragmentos Afrografados de Cidade de Tiradentes (2019).

Em todos eles, o território foi a grande base para a escolha dramatúrgica, tanto do texto quanto da cena, os quais debatem temas fundamentais à reflexão da sociedade brasileira. O destaque vai para a montagem mais recente que foi produzida a partir das histórias de mães e posteriormente de outras mulheres negras do bairro que chegaram no local antes da luz elétrica, do asfalto, das linhas de ônibus e dos mercados.

“E nós decidimos pelo teatro como forma de existir e resistir no mundo”.

O Canto das Ditas foi construído em um processo coletivo durante 4 anos, período em que o grupo aprofundou a pesquisa sobre suas corpas e suas ancestralidades, tendo como premissa o conceito de afrografia, cunhado pela doutora Leda Maria Martins. A última apresentação foi em dezembro de 2022, na Casa de Cultura de Guaianases.

Paloma Alecrim, estudante da SP Escola de Teatro, é diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); saiba como apoiá-la!

Além dos processos criativos, o Núcleo também gerou, nesses anos, conhecimentos específicos em áreas como comunicação, produção, elaboração de projetos e administração, bem como na atuação enquanto arte-educadoras(es). Dentro dessa outra linha de trabalho, o grupo desenvolveu importantes projetos em parceria com o poder público, empresas privadas, organizações não governamentais e outros coletivos culturais, numa perspectiva de ação em rede.

“Ser periférica nos identifica. A forma de andar, a mistura de estampas e tecidos, o volume alto da voz, os gestos, o cabelo, a maquiagem, os acessórios, tudo está em nós e habita nosso inconsciente estético. Nosso teatro nasce da necessidade de ser criativa e inventiva. Estética precária que nos traduz, porém não encerra nossas possibilidades de criação”.

Mais informações sobre o Núcleo Teatral Filhas da Dita estão no livro Teatro de Grupo, uma publicação do Selo Lucias, braço editorial da ADAAP, associação que gere o projeto da SP Escola de Teatro.

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia