Série Teatro de Grupo em São Paulo: conheça a Companhia Delas de Teatro

Publicado em: 26/05/2022 |

Foto: Maria Tuca Fanchin

A Companhia Delas de Teatro foi criada em 2001 e é composta apenas por mulheres, as quais produzem, coordenam, idealizam e atuam em todas as suas montagens. Originalmente, são elas: Cecilia Magalhães, Fernanda Castello Branco, Julia Ianina, Lilian Damasceno, Paula Weinfeld, Talita Ortiz e Thais Medeiros.

O grupo trabalha diversos temas e tem múltiplas influências, as quais são adaptadas de acordo com as necessidades de cada espetáculo. No geral, a Cia preza pela excelência em suas produções, e assim muitos de seus trabalhos receberam prêmios importantes, como o prêmio Coca-Cola FEMSA em 2011, e o APCA em 2001, 2011, 2014 e 2018. Nesse contexto, o repertório do coletivo é composto por 12 títulos; Mary e os Monstros Marinhos (2018), Mergulho (2015), A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília (2014), Rabbit (2012) e Histórias por Telefone (2011) são alguns deles.

Tiradentes em Cena 10 Anos tem participação de Miguel Arcanjo Prado, Coordenador de Extensão Cultural da SP

Procurando sempre trazer diferentes assuntos, a companhia não segue um modelo tradicional e linear de produção cênica, assim sua história é marcada pela interferência de várias diretores e linhas estéticas. Em seu depoimento a Cia. explica melhor tal aspecto:

“Sem muitos modelos a seguir, já que o nosso Grupo é composto exclusivamente de atrizes, aprendemos a nos reinventar a cada novo processo de pesquisa. (…) Portanto, o que nos definiu como Companhia foi exatamente uma espécie de “descontinuidade”, o começar de novo a cada espetáculo, a variedade e a plasticidade de um Coletivo de atrizes que se redescobre a cada novo encontro”.

Professores poloneses promovem Um Beckett Colaborativo, workshop presencial e gratuito na sede Roosevelt da SP

O processo criativo do grupo também é pouco convencional. A pesquisa e dramaturgia por vezes são feitas a partir de textos dramáticos, inspirações e adaptações literárias, e por vezes por meio de uma criação coletiva e uma dramaturgia original:

“Nosso procedimento foi sempre recomeçar, e cada processo de criação é pensado desta forma: um planejamento que atenda a necessidades específicas daquele momento único que vivemos coletivamente”.

Programa de fomento Pontos de Cultura oferece até 15 mil reais para coletivos culturais; saiba mais!

Para a Companhia Delas de Teatro, a arte teatral possui uma enorme potência que é contar e espalhar histórias inspiradoras e com isso contribuir de alguma forma para a transformação da realidade e da sociedade. Através de suas peças, o grupo objetiva despertar no espectador reflexão, diversão e uma verdadeira troca de experiências.

Mais infos sobre a Companhia Delas de Teatro estão no livro Teatro de Grupo, uma publicação do Selo Lucias, braço editorial da ADAAP, associação que gere o projeto da SP Escola de Teatro.

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol

SP Escola de Teatro se despede de Sérgio Campanelli

Notícias | 24/ 04/ 2024