EN | ES

Professores poloneses promovem Um Beckett Colaborativo, workshop presencial e gratuito na sede Roosevelt da SP

Publicado em: 25/05/2022 |

Estão abertas as inscrições para o workshop Um Beckett Colaborativo, promovido pelo setor de Relações Internacionais da SP Escola de Teatro. O encontro acontece no dia 13 de junho, das 19h30 às 21h30, presencialmente na unidade Roosevelt da SP, e será ministrado por Tomasz Wiśniewski e Martin Blaszk, professores da Universidade de Gdańsk (Polônia), especialistas em Samuel Beckett. Podem participar estudantes de teatro, diretores e artistas interessados no trabalho do dramaturgo.

A oficina envolve os participantes com fragmentos dos textos de Beckett. Em resposta aos textos, os participantes produzirão reações verbais, visuais e físicas que usarão para criar uma breve performance. O workshop consistirá em vários exercícios e proporcionará oportunidades para os participantes praticarem suas habilidades vocais, de desenho e de movimento em colaboração com outras pessoas. É necessário algum conhecimento em inglês, o suficiente para a comunicação no workshop, que será ministrado no idioma. Recomenda-se que os participantes tragam um fragmento de texto de uma peça favorita de Beckett para o workshop – este pode ser em inglês ou português. Código de vestimenta: informal, confortável para atividade física.

Conheça os orientadores:

Tomasz Wiśniewski – Professor da Universidade de Gdansk é chefe do Departamento de Artes Cênicas. Foi vice-diretor de pesquisa do Instituto de Estudos Ingleses e Americanos da Universidade de Gdańsk (2016-2019). É um dos fundadores do Beckett Research Group em Gdańsk e do Between.Pomiędzy.Entre Research Group. Publicou Complicite, Theatre and Aesthetics (Palgrave Macmillan, 2016), Kształt literacki Samuela Becketta (Universitas, 2006), e (co-)editou várias publicações acadêmicas, incluindo Back to the Beckett Text (UG Press, 2012), Between Page and Stage: Scholars and Theatre-Makers (UG Press, 2018) e Włodzimierz Staniewski and the Phenomenon of ‘Gardzienice’ (Routledge 2022). Faz parte do conselho editorial da revista trimestral literária Tekstualia (Varsóvia), editor-gerente regional do The Theatre Times, membro do conselho da Associação Polonesa para o Estudo do Inglês (desde 2018), membro do Conselho do Programa Gdańsk Shakespeare Theatre (desde 2018) e membro do Conselho Editorial da coleção Anthem Studies em Teatro e Performance. Atualmente, sua pesquisa concentra-se no drama e teatro irlandês e no teatro físico polonês.

Martin Blaszk – Professor assistente do Instituto de Estudos Ingleses e Americanos, Universidade de Gdańsk (UG), Em 2021 publicou a monografia Happening In Education – An Empirical Study (Peter Lang), e em 2017 o livro Happening In Education – Theoretical Issues (Peter Lang). Autor de artigos sobre a aplicação do happening e da performance no ensino e na educação da língua inglesa, bem como nas práticas pedagógicas. Ele ensina inglês em vários níveis de proficiência, bem como disciplinas eletivas relacionadas à criatividade, acontecimento e educação e consciência crítica. Ele é o supervisor de práticas de ensino do aluno no Instituto de Estudos Ingleses e Americanos, Especialização de Professores (nível BA). Nos anos 2000-2010 foi Vice-Diretor do British Centrum Studium UG, onde ministrou Workshops Criativos, Estudos Culturais (Grã-Bretanha) e Literatura Infantil (todos para o Early Education with English Course, Pedagogy Institute, UG). Coordenou e liderou o Curso de Metodologia do Ensino da Língua Inglesa e a prática docente na escola de formação de professores NKJO “Regent College” nos anos de 2003-2011. É membro do conselho editorial do periódico “Beyond Philology”. Ele também é membro das associações científicas Gdańsk Beckett Seminar e International Border Studies Center. Em sua pesquisa, ele está interessado em happening e criatividade na educação e no ensino da língua inglesa. Como artista, é autor de exposições, installations and performances na Gran Bretanhae Polônia. Co-fundador e membro dos coletivos artíticos “Whiskey Tower Studio” (1984-1988), “StudioSzkic” (2008-2013) and “kowboj.pl” (2005-2010).

Cronograma de inscrições
Inscrições: 25 de maio a 1º de junho
Divulgação dos aprovados: 3 de junho

Data: Segunda-feira, 13 de junho, das 19h30 às 21h30 – Sala Alberto Guzik  (R1) da unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro
Público: Estudantes de teatro, atores, diretores, artistas interessados em Beckett, com mais de 18 anos. 20 vagas

INSCRIÇÕES ENCERRADAS




Relacionadas:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS