EN | ES

Série Teatro de Grupo em São Paulo: conheça a Cia. Casa – Coletivo de Arte

Publicado em: 13/06/2022 |

Foto: Fabiana Gomes

Casa – Coletivo de Arte foi idealizado por Bárbara Salomé e José Sampaio e criado em 2016. O casal realiza diversas montagens de maneira não convencional em sua própria casa, e incentivando o teatro independente, recebem dramaturgos nacionais para leitura e encenação de textos dramáticos, como num ateliê de experimentação cênica. Posteriormente, muitos desses artistas que trabalham com o coletivo aproveitam os projetos em apresentações que acontecem em diversos palcos paulistas.

TBT: Relembre o projeto ‘Catadores’ de conscientização, promovido pela SP Escola de Teatro em 2014

Casa também produziu muitas peças autorais como, por exemplo, Música Desaparecendo no Rosto, Quem Anda no Trilho É Trem, A Menina que Queria ser um Cavalo e Na Cama. Na maior parte dos casos, a pesquisa da Cia é centrada, esteticamente, em investigar possibilidades de formato e, tematicamente, na sensibilidade da humanidade no mundo atual. Em seu relato, o grupo explica que busca sempre aproveitar o máximo dentro dos limites que o espaço caseiro delimita:

“Determinante para a criação e as realizações do Coletivo foi a atitude “faça você mesmo” presente em todas as produções e grupos independentes com que tivemos contato em nossa formação e trabalhos profissionais.”

Bárbara Salomé, artista docente da SP, relaciona palhaçaria e luto em espetáculo gratuito no Bom Retiro

Nesse contexto, o processo criativo do Casa pode ser concebido a partir de dois lugares: por meio de parcerias ou pelas criações dos idealizadores. Em geral, Charlie Chaplin, Federico Fellini, Forced Entretertainment, Companhia Brasileira de Teatro e Theatre du Soleil são influencias importantes em seus projetos. No entanto, durante o desenvolvimento de dramaturgias autorais, a companhia também se interessa bastante pela produção dramática nacional, assim, essa é sempre o mote inicial de suas criações.

A Golondrina, premiado espetáculo que remonta crime de homofobia nos EUA, está em cartaz na Zona Leste

Para o Casa Coletivo de Arte, o teatro interpela o encontro do indivíduo consigo mesmo e tem o poder de sensibilizar:

“O teatro é o lugar onde nos enxergamos e nos questionamos enquanto sociedade. Ele foi e é transformador para nós. Buscamos poder amplificar e espalhar para mais pessoas essa transformação que sentimos. Rumo a uma maior e melhor consciência”.

Mais infos sobre a Cia. Casa – Coletivo de Arte estão no livro Teatro de Grupo, uma publicação do Selo Lucias, braço editorial da ADAAP, associação que gere o projeto da SP Escola de Teatro.




Relacionadas:

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

SAIBA MAIS