Série Teatro de Grupo em São Paulo: conheça a Casa Realejo de Teatro

Publicado em: 27/07/2022 |

Foto: Camila Rocha de Lima

Nascida em 2014, a Casa Realejo de Teatro surgiu a partir da Oficina de Arte e de Brincar para Crianças, fundada por Eduardo Bartolomeu, desde o início a companhia propôs um projeto de arte-educação com os espetáculos Danças e Andanças de Malasartes, Maria Carroça e A Teia de Nancí.

Em 2019, o grupo participou do Festival Soy Loco Por Ti Juquery, no qual realizou a montagem O Tarô dos Loucos. Em 2020, peça foi contemplada pelo Edital de Projetos Culturais de Franco da Rocha e continuou de maneira virtual, tendo sido amadurecida e aprofundada durante esse período.

Sede Brás da SP recebe nova edição do projeto Tendas da Cidadania, do CDHIC, com o tema Vivemos para ser livres!

A Cia. comenta que o contato com o público infantil é fundamental e central em seus trabalhos, oficinas, diálogos, formas de percepção e interação. Um dos principais projetos do coletivo é o ‘Brincando com Fios’, no qual a Casa tece e ensina pontes de artes com fios, contando histórias. O grupo explica como seu deu esse processo em suas peças:

“A Teia de Nancí, Andanças de Malazartes e Maria Carroça são nossos processos em interação com a Rede de Ensino de Caieras. Com eles, interagimos com professores e crianças, confeccionando bonecos, bordados, refletindo sobre o lugar e o sentido do brincar e da arte em contextos de educação”.

No dia da Mulher Negra Latino-americana, Caribenha e da Diáspora, confira 12 artistas da região que fizeram e fazem história nas artes do palco

A Casa pontua como tem articulado seus projetos com sua forma de fazer e conceber a arte teatral:

“O teatro ao alcance do povo. Popular porque quer ser com as pessoas. Popular porque é a continuidade de antigas caminhadas estéticas com a atualização de novas ferramentas e percepções. Fazemos teatro na quebrada, mas muitas vezes nosso teatro não tem qualquer valor diante do poder público daqui. Para não sucumbir, nos fantasiamos dentro e fora dos palcos”.

Confira como foi a exibição do filme Medida Provisória no Cine Bijou para os jovens da Fundação Casa

Assim, o grupo explica que o teatro que eles buscam fazer se assemelha às casas das periferias, é feito com as próprias mãos, na demora do tempo e com o que se tem:

“Tentamos um teatro artesanal, na sinaleira do agora, embebido pelos saberes da tradição e que conteste a tirania. Quem sabe não seremos mais uma nau de sonhos acordados neste mundo de velhos pesadelos”.

Mais infos sobre a Casa Realejo de Teatro estão no livro Teatro de Grupo, uma publicação do Selo Lucias, braço editorial da ADAAP, associação que gere o projeto da SP Escola de Teatro.

Notícias | 18/ 04/ 2024

“Ausculta Coletiva”, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”

Notícias | 18/ 04/ 2024

Confira como foi o curso de extensão “Dissociação e presença cênica com bambolê”