Série Minimalista | ‘Um bonde chamado desejo’

Publicado em: 26/02/2015 |

Nesta semana, a Série Minimalista da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco ilustra a peça “Um bonde chamado desejo”, do dramaturgo norte-americano Tennessee Williams (1911-1983).

Escrita em 1947, ano em que foi montada pela primeira vez, na Broadway – com direção de Elia Kazan e estrelando Marlon Brando, Jessica Tandy, Kim Hunter, e Karl Malden –, a peça rendeu a Tennessee o Prêmio Pulitzer de 1947. Aclamada, mais tarde, em 1951, viraria um filme, e, em 1995, uma ópera.

A trama, como de costume na obra do autor, escancara as ruínas de um mundo decadente. Blanche DuBois é uma bela mulher que foge de seu passado. Sem ter para onde ir e já flertando com a insanidade, decide voltar para a casa da irmã, Stella, que está grávida. Para chegar até New Orleans, Blanche tem de pegar um bonde que se chama Desejo.

Ali, entra em contato com a virilidade e brutalidade do cunhado, Stanley Kowalski. O jogo de poder entre os cunhados faz com que a tensão domine o pequeno apartamento. Enquanto o homem tenta intimidá-la, ela revida flertando, numa brincadeira de sedução.

Opressor, o marido descobre as cicatrizes do passado de Blanche e chega a violentá-la (ainda que o autor não o afirme diretamente). Em prol de um moralismo falido, Stella não apenas releva como também legitima a postura e as ações de seu truculento marido.

Nesse texto, assim como em outros de sua premiada obra, Tennessee dá vida a personagens solitárias e socialmente fora de lugar, lançando um olhar, ainda, sobre a questão da presença de imigrantes no país (polonês, Stanley é um deles), que modificou toda a estrutura da sociedade norte-americana.

Se você quiser ver retratada alguma peça ou personagem nesta seção, cuja proposta é criar ilustrações do universo teatral com poucos elementos, faça suas sugestões pelo e-mail [email protected] ou por nossas redes sociais (fb.com/spescoladeteatro e twitter.com/escoladeteatro).

> Confira todas as ilustrações publicadas até agora.

Série Minimalista | 28/ 05/ 2015

Série Minimalista | Os Miseráveis