EN | ES

Série Minimalista | “Preto no branco”

Publicado em: 06/11/2014 |

 

Depois de clássicos consagrados do teatro, a nova edição da Série Minimalista da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco traz uma novidade. A peça ilustrada nesta semana é a afiada “Preto no branco” (“Mirror teeth”), de Nick Gill, uma sugestão de Cristina Santos, aprendiz de Dramaturgia da SP Escola de Teatro.

 

Racismo, alienação e as contraditórias convenções sociais estão no cerne do texto deste jovem multiartista britânico, que aos 34 anos já escreveu três peças de teatro, além de vários roteiros para o cinema e das atividades como músico, tipografista e empresário das artes gráficas. 

 

A comédia se utiliza de muito humor e ironia para narrar o encontro de uma família branca e cristã de classe média com Kwesi, o namorado da filha, que é negro e muçulmano. 

 

Com seus diálogos rápidos e cortantes, a peça não pretende funcionar como cartilha de correção dos costumes. Revelando-se como a única pessoa dotada de bom senso, o namorado percebe que está no lugar errado. 

 

As coisas se agravam ainda mais quando o pai, que é vendedor de armas, é enviado para Oriente Médio a trabalho, e passa a ter Kwesi como funcionário em seu negócio.

 

“Preto no branco” estreou em Finboroug, Londres, sob direção de Kate Wasserberg, recebendo indicações a quatro prêmios: Off West End ‘Most Promising Playwright, ‘Best New Play’, ‘Best Director’ e Best Female Performance para Louise Collins. E, em 2012, foi selecionada para o Catálogo de 2012 da Convenção Europeia de Teatro.

 

Em maio de 2014, a peça chegou ao Brasil, cumprindo breve temporada no Festival Cultura Inglesa. Atualmente, está em cartaz sob direção de Zé Henrique de Paula. O espetáculo do Núcleo Experimental fica no Sesc Bom Retiro até o fim de novembro.  No elenco, estão Marco Antônio Pâmio, Clara Carvalho, Bruna Thedy, Thiago Carreira e Sidney Santiago.

 

Se você quiser ver retratada alguma peça ou personagem nesta seção, cuja proposta é criar ilustrações do universo teatral com poucos elementos, faça suas sugestões pelo e-mail [email protected] ou por nossas redes sociais (fb.com/spescoladeteatro e twitter.com/escoladeteatro).

 

> Confira todas as ilustrações publicadas até agora.

Relacionadas:

Série Minimalista | 28/ 05/ 2015

Série Minimalista | Os Miseráveis

SAIBA MAIS

Série Minimalista | 07/ 05/ 2015

Série Minimalista | ‘Auto da Compadecida’

SAIBA MAIS

Série Minimalista | 30/ 04/ 2015

Série Minimalista | ‘Rei Lear’

SAIBA MAIS