Depois de clássicos consagrados do teatro, a nova edição da Série Minimalista da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco traz uma novidade. A peça ilustrada nesta semana é a afiada “Preto no branco” (“Mirror teeth”), de Nick Gill, uma sugestão de Cristina Santos, aprendiz de Dramaturgia da SP Escola de Teatro.
Racismo, alienação e as contraditórias convenções sociais estão no cerne do texto deste jovem multiartista britânico, que aos 34 anos já escreveu três peças de teatro, além de vários roteiros para o cinema e das atividades como músico, tipografista e empresário das artes gráficas.
A comédia se utiliza de muito humor e ironia para narrar o encontro de uma família branca e cristã de classe média com Kwesi, o namorado da filha, que é negro e muçulmano.
Com seus diálogos rápidos e cortantes, a peça não pretende funcionar como cartilha de correção dos costumes. Revelando-se como a única pessoa dotada de bom senso, o namorado percebe que está no lugar errado.
As coisas se agravam ainda mais quando o pai, que é vendedor de armas, é enviado para Oriente Médio a trabalho, e passa a ter Kwesi como funcionário em seu negócio.
“Preto no branco” estreou em Finboroug, Londres, sob direção de Kate Wasserberg, recebendo indicações a quatro prêmios: Off West End ‘Most Promising Playwright, ‘Best New Play’, ‘Best Director’ e Best Female Performance para Louise Collins. E, em 2012, foi selecionada para o Catálogo de 2012 da Convenção Europeia de Teatro.
Em maio de 2014, a peça chegou ao Brasil, cumprindo breve temporada no Festival Cultura Inglesa. Atualmente, está em cartaz sob direção de Zé Henrique de Paula. O espetáculo do Núcleo Experimental fica no Sesc Bom Retiro até o fim de novembro. No elenco, estão Marco Antônio Pâmio, Clara Carvalho, Bruna Thedy, Thiago Carreira e Sidney Santiago.
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