Série Minimalista | ‘Fando e Lis’

Publicado em: 29/01/2015 |

A Série Minimalista da SP Escola de Teatro começa o ano com “Fando e Lis”, do consagrado escritor, dramaturgo e cineasta espanhol Fernando Arrabal.

Escrita em 1955, a peça se passa em um universo absurdo com tons oníricos. Nele, vive o casal de protagonistas que dá nome à obra. Órfãos, na falta de uma casa, eles andam pelo mundo sem qualquer destino, até chegar em Tar, onde pensam que serão felizes.

No entanto, de alguma forma, eles acabam sempre voltando para o lugar anterior, distanciando-se de Tar, mas sem perceber que, na verdade, tal distância não se dá por conta de uma separação geográfica, e sim pelas dores e prisões que se impõem sobre eles.

Lis é paralítica e tem sua cadeira de rodas empurrada o tempo todo por Fando, um homem que a ama profundamente, mas tem fortes acessos de violência. Nesses momentos de fúria, irrita-se com a limitação física de sua companheira, que passa a ser um peso para ele.

Em suas andanças, o casal depara com Mitaro, Namur e Toso, que também estão tentando chegar a Tar, mas encontram a mesma impossibilidade: ficam presos ao ponto inicial, em vez de irem de encontro ao seu destino.

Incrivelmente atemporal e universal, “Fando e Lis” é uma das principais obras do espanhol, que, além de inúmeros trabalhos em teatro, cinema e literatura, nos anos 1960 fundou o Teatro Pânico, ao lado de Alejandro Jodorowsky e Roland Topor.

Em 2009, no início da implantação do projeto da SP Escola de Teatro, o próprio Arrabal foi entrevistado por Sérgio Salvio Coelho, Marici Salomão e Alberto Guzik. Assista ao encontro no canal do Youtube da Escola.

Se você quiser ver retratada alguma peça ou personagem nesta seção, cuja proposta é criar ilustrações do universo teatral com poucos elementos, faça suas sugestões pelo e-mail [email protected] por nossas redes sociais (fb.com/spescoladeteatro e twitter.com/escoladeteatro).

> Confira todas as ilustrações publicadas até agora.

Série Minimalista | 28/ 05/ 2015

Série Minimalista | Os Miseráveis