Série Minimalista | ‘Eles não usam black-tie’

Publicado em: 16/04/2015 |

Na Série Minimalista desta semana, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco traz uma leitura da peça “Eles não usam black-tie”, escrita pelo ator, diretor e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri para o Teatro de Arena em 1958.

Uma das obras mais conhecidas da dramaturgia nacional, o texto ganhou direção de José Renato e músicas de Adoniran Barbosa, na montagem que estreou em 22 de fevereiro de 1958 no Teatro de Arena, onde ficou em cartaz por mais de um ano. Sucesso de bilheteria, o espetáculo foi selecionado para o Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena e contribuiu para que o espaço não fechasse as portas.

“Eles não usam black-tie” representou, de certa forma, um retorno teatral às pessoas simples, que haviam sido objeto de representação na obra de autores como Arthur Azevedo e Nelson Rodrigues.

A trama narra a história de uma família operária no Rio de Janeiro dos anos 1950. A vida operária e as greves dão corpo a reflexões universais do ser humano.

Nessa montagem inicial, subiram ao palco Lélia Abramo, Eugênio Kusnet, Gianfrancesco Guarnieri, Riva Nimitz, Miriam Mehler, Celeste Lima, Francisco de Assis, Milton Gonçalves, Henrique César, Flávio Migliaccio e Xandó Batista.

Mais tarde, em 1981, a peça foi parar no cinema, em filme dirigido por Leon Hirszman e protagonizado pelo próprio Guarnieri.

Se você quiser ver retratada alguma peça ou personagem nesta seção, faça suas sugestões pelo [email protected] ou por nossas redes sociais (fb.com/spescoladeteatro e twitter.com/escoladeteatro).

> Confira todas as ilustrações publicadas até agora.

Série Minimalista | 28/ 05/ 2015

Série Minimalista | Os Miseráveis