Série Minimalista | ‘Casa de bonecas’

Publicado em: 19/02/2015 |

Nesta semana, a Série Minimalista da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco ilustra uma das mais reconhecidas obras do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906).

“Casa de bonecas” é uma peça teatral por Ibsen em 1879. Foi a obra responsável por dar destaque ao autor dentro e fora da Escandinávia e, desde então, tem sido encenada em todo o mundo, pelos mais diversos grupos.

O texto inicialmente mostra um casal aparentemente feliz. É véspera de Natal e eles arrumam a casa para as celebrações. O marido, Helmer, critica os gastos exagerados da mulher, Nora, mas ao mesmo tempo, não para de mimá-la e tratá-la de forma paternal.

A grande ruptura chega quando um segredo de Nora vem à tona: Helmer teve um sério problema de saúde anos antes e precisava sair do frio norueguês, ela, então, fizera um empréstimo para pagar as despesas. A notícia ofende profundamente o ego machista do homem e causa um escândalo na família.

Como várias outras obras do autor, “Casa de bonecas” causou enorme polêmica na época de sua publicação, por conta da profundidade das discussões propostas em seus textos. As convenções e costumes da sociedade de seu tempo eram criticadas e analisadas por trás das aparências.

Se você quiser ver retratada alguma peça ou personagem nesta seção, cuja proposta é criar ilustrações do universo teatral com poucos elementos, faça suas sugestões pelo e-mail [email protected]ou por nossas redes sociais (fb.com/spescoladeteatro e twitter.com/escoladeteatro).

> Confira todas as ilustrações publicadas até agora.

Série Minimalista | 28/ 05/ 2015

Série Minimalista | Os Miseráveis