Série Minimalista | ‘A tempestade’

Publicado em: 09/04/2015 |

Na Série Minimalista desta semana, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco revisita William Shakespeare (1564-1616), desta vez com “A tempestade”, peça que os pesquisadores acreditam ser a última obra criada pela pena do bardo.

Escrita, acredita-se, entre 1610 e 1611, é uma das principais comédias do autor. A trama se passa em uma ilha distante, onde vivem o mago Próspero – Duque de Milão por direito –, e sua filha Miranda, isolados graças a uma traição política do irmão de Próspero, Antônio.

O feiticeiro planeja utilizar suas magias de ilusão e manipulação para colocar o poder do reino nas mãos de Miranda. Assim, com a ajuda de seu servo Ariel, um espírito capaz de se transformar em ar, água ou fogo, ele invoca uma tempestade e com um naufrágio consegue trazer para a ilha seus inimigos, além de um príncipe que servirá como noivo para a filha.

O desfecho do conflito forçado pelo mago, que pretende levar os traidores à loucura, revela muito sobre a natureza humana e combina ganância, vingança, amor e redenção, em uma das mais prestigiadas obras do dramaturgo inglês.

Se você quiser ver retratada alguma peça ou personagem nesta seção, faça suas sugestões pelo e-mail [email protected] ou por nossas redes sociais (fb.com/spescoladeteatro e twitter.com/escoladeteatro).

> Confira todas as ilustrações publicadas até agora.

Série Minimalista | 28/ 05/ 2015

Série Minimalista | Os Miseráveis